• Carregando...
Veja previsão da Gazeta do Povo para a próxima geração da seleção |
Veja previsão da Gazeta do Povo para a próxima geração da seleção| Foto:
  • Confira os jogadores do time de Dunga que devem sair ou continuar na seleção

Quatro anos ainda separam os brasileiros da realização da Copa do Mundo em território nacional. Apesar disso, já se pode ter uma certeza: da equipe que foi à África do Sul quase ninguém terá a honra de vestir novamente a camisa amarela em um Mundial. Até 2014 a seleção brasileira passará por uma profunda renovação.

A começar pela saída de Dunga e a chegada de um novo técnico – que deve ser anunciado até o dia 25 de julho (leia mais na página ao lado) e ficará ligado às seleções de base e olímpica–algo que, por si só, já modificará os selecionados. Além disso, pesa, principalmente, a elevada média de idade dos 23 jogadores que foram à África do Sul. Com 28,7 anos, foi formado o grupo brasileiro mais velho a disputar a competição.

Em entrevista ao programa Bem Amigos, ontem à tarde, Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), deixou clara a intenção de renovação total.

Com um detalhe importante: o processo terá de ser consumado sob a obrigação de levantar a taça do hexacampeonato e sem contar com as Eliminatórias para ajustar a equipe. Cenário complicado que terá o amistoso contra os Estados Unidos, dia 10 de agosto, em Nova York, como primeiro capítulo – para esta partida, deverão ser chamados apenas jogadores que atuam no Brasil.

Enquanto a tarefa não se desenrola, já surgem especulações sobre quem irá nos representar dentro de casa. A futura lista parte com aqueles que estiveram entre os convocados deste ano. Dentre os 23, o zagueiro Thiago Silva e o volante Ramires têm ótimas chances de emplacar mais um Mundial.

O zagueiro Lúcio, os laterais-direitos Maicon e Daniel Alves e o atacante Robinho são cotados, mas com possibilidade bem menor. Exceto pelo capitão, que terá 36, os demais estarão na casa dos 30 anos. Dos outros, é possível dizer que já se despediram.

Saindo dessa turma, há ainda diversos nomes – alguns poderiam até ter ido à África, não fossem as apostas e os "comprometidos" de Dunga. Encabeça a lista a dupla do Santos: o meia Paulo Henrique Ganso terá 24 anos em 2014 e o atacante Neymar 22.

Fora os dois, será preciso ficar de olho nos torneios de base, oportunidades para a aparição de novos talentos. Até a próxima Copa do Mundo, serão disputados uma Olimpíada (de Londres, em 2012), na qual atuam atletas sub-23, e quatro Mundiais, dois sub-17 e dois sub-20.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]