A expectativa era grande para a convocação dos santistas Neymar e Paulo Henrique Ganso para a seleção brasileira que vai disputar a Copa do Mundo na África do Sul, mas o técnico Dunga os deixou fora da lista. Em Santos, o elenco do Peixe aguardava ansioso pelo anúncio dos 23 nomes. Porém, o final não foi feliz.
Com o semblante fechado, Paulo Henrique Ganso não quis falar com o batalhão de repórteres que estava esperando por uma declaração. Ele foi levado para dentro do ônibus pelos seguranças do clube nesta tarde, a delegação alvinegra viaja para Porto Alegre, onde encara o Grêmio, pelas semifinais da Copa do Brasil.
"Não tive tempo de conversar com o Neymar e com o Ganso, mas é claro que todo jogador que espera uma convocação e não é convocado fica triste", disse o atacante Robinho, um dos quatro chamados por Dunga para a posição.
Fora do duelo contra o Grêmio por estar suspenso, Neymar não viajará com o elenco santista para o sul do país. Até por isso, ele conseguiu driblar facilmente boa parte da imprensa que o esperava em Santos. Enquanto Robinho dava entrevista na porta da concentração, o jovem atacante saiu por outra porta e foi para casa. Porém, falou rapidamente com o SporTV.
"Valeu, valeu. Tá certo. Tinha esperança por causa da torcida, mas não deu, mas vou torcer pelo Brasil na Copa", disse Neymar, ao volante do seu carro.
Robinho, aliás, falou sobre a sua mais do que esperada convocação. Ele acredita que a transferência do Manchester City, onde era reserva, para o Santos, onde é uma das estrelas, foi importante para ele estar na Copa, mas não fundamental.
"A volta ao Santos ajudou na minha convocação, mas não foi fundamental. Já vinha construindo um trabalho na seleção", declarou o camisa 7 do Peixe.
Dunga rebate comparações entre Neymar e Pelé
Durante a entrevista coletiva de Dunga após a divulgação da lista surgiu uma comparação entre a convocação de Pelé para a Copa de 1958, com 17 anos, e a ausência de Neymar.
"Ele está falando simplesmente do Pelé, o melhor do século. Se você encontrar um Pelé, por favor, traga para mim. Eu quero. Ele vai jogar com as duas pernas engessadas. E ele em 1958 já tinha jogado pela seleção brasileira. Pelé é mito. Não pode ser comparado com ninguém". A seleção brasileira inicia sua preparação para o Mundial de 2010 no dia 20 de maio, em Curitiba. No dia 26, a delegação embarca para África do Sul.