Os ingressos para o treino aberto da seleção brasileira em Soweto viraram item raro no distrito sul-africano. Com a promessa de serem distribuídos gratuitamente a moradores da região em postos médicos, escolas e em delegacias, os 10 mil bilhetes, aparentemente, sumiram.
Desde às 11h da manhã (6h de Brasília), torcedores chegam ao estádio de Dobsonville procurando por entradas. A polícia sul-africana, porém, alega que os ingressos já acabaram e que, como anunciado anteriormente, não haveria distribuição no local.
Porém, torcedores rebatem e dizem que foram buscar os bilhetes nos postos nos horários anunciados e nada conseguiram. Na delegacia de Dobsonville, um dos pontos de entrega, policiais falaram que os ingressos já haviam sido distribuídos às 9h (4h de Brasília). Mas, do lado de fora, sul-africanos disseram o contrário. Don Mthebe, por exemplo, diz que não houve qualquer atendimento. "Estou aqui desde 7h30m, não houve entrega".
No caminho para o estádio, a reportagem foi parada por um policial, que perguntou para onde ela estava se dirigindo. Depois da resposta que o destino era o treino da seleção, ele disse. "Brasileiros! Eu também vou ao treino do Brasil", completou, mostrando um ingresso para o treino.
Um grupo de 100 crianças também chegou ao local, todas sem ingresso. Elas, porém, estavam animadas e, além do som de suas vuvuzelas, gritavam por Kaká e cobravam a presença de Ronaldinho Gaúcho, não convocado.
No estádio, um forte esquema de segurança está sendo montado. A oficial de polícia Mashiane Oniccah, além de garantir que os ingressos foram, sim, distribuídos a moradores de Soweto, detalhou como será o efetivo para o treino da seleção.
"Esperamos dez mil pessoas, e já temos 100 policiais aqui. Não sei quantos ainda chegarão, mas teremos reforços de pessoal. O objetivo é evitar confusão no estádio", disse Oniccah, pouco antes de o estádio ser evacuado para que fosse feita uma varredura preventiva para procurar possíveis explosivos.
Organização tentou colocar mais ingressos à disposição
De acordo com Christa Venter, responsável pela organização da distribuição de ingressos, a prefeitura de Joanesburgo tentou colocar mais entradas à disposição do público para evitar tumultos, mas a polícia vetou a ideia temendo não ter homens suficientes para garantir a segurança. O estádio de Dobsonville tem capacidade para até 20 mil torcedores.
Christa afirmou que os ingressos começaram a ser distribuídos na quarta-feira, quando algumas escolas de Soweto receberam 2.500 tickets para entregar a seus alunos. Inicialmente, a delegacia de polícia só teria mil entradas para dar à população local, mas o número foi aumentado para 2 mil.
Outras 3 mil entradas foram distribuídas pela organização em outros pontos de Soweto. A prefeitura separou ainda 1.200 ingressos para seus funcionários, de 12 departamentos que trabalham na região. O restante será dado a convidados e imprensa.
"Sabemos que na hora do treino haverá muita gente sem ingresso. Por isso, pedimos reforço policial. Infelizmente não conseguimos mais entradas para o público", disse Christa
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião