• Carregando...
Jorginho e Dunga conversam durante atividade da seleção em Johannesburgo | Albari Rosa/Gazeta do Povo – enviado especial
Jorginho e Dunga conversam durante atividade da seleção em Johannesburgo| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo – enviado especial

Um livro de 80 páginas, do gênero autoajuda, será a bíblia do time de Dunga na Copa da África do Sul. Men­­­­tes Brilhantes, Mentes Treina­­das (editora Academia, R$ 15,90), do psiquiatra, psicoterapeuta e au­­tor da Teoria da Psicologia Mul­­ti­­fo­­cal (TPM) Augusto Cury virou a ar­­ma motivacional do treinador na disputa pelo sexto título mundial.

Cury, best-seller com mais de 11 milhões de exemplares vendidos no Brasil, foi apresentado aos jogadores da seleção na terça-feira passada, no CT do Caju, um dia antes de a delegação seguir viagem para Johannesburgo – encontro mantido em sigilo pela CBF.

O escritor de sucessos como Ven­­dedor de sonhos – O chamado (2008) e Vendedor de sonhos – E a revolução dos anônimos (2009) veio a Curitiba a pedido da du­­pla Dunga/ Jorginho. "O Au­­gusto é muito amigo deles. A co­­missão técnica entendeu que o livro pode colaborar em focos de tensão, de emoção", explicou Su­­lei­­ma Cury, mulher do escritor.

De acordo com ela, no entanto, "é improvável" que o marido vá à África do Sul guiar as mentes dos 23 "homens de Dunga".

A reportagem não conseguiu localizá-lo. No escritório do autor, a informação era de que estava em viagem, sem data para retornar a Colina, interior de São Paulo. "Ele não tem celular nem e-mail. E eu não estou autorizada a dizer mais nada", resumiu a telefonista, sem identificar o nome.

Mentes Brilhantes, Mentes Trei­­nadas está em fase de pré-lançamento. Tem chegada prevista para 4 de junho nas livrarias. Sua sinopse, porém, é sugestiva – alguns termos já apareceram, com palavras diferentes, nos discursos de Dunga: "Somos a única espécie, em meio a milhões na natureza, que pensa, tem consciência de si mesma e escreve sua história. Um privilégio indescritível. Mas temos escrito uma história que nos liberta ou nos aprisiona? Muitos vivem em sociedades livres, mas são es­­cravos das suas emoções. Não treinam sua psique para construir um amor inteligente e uma mente brilhante e, por isso, desenvolvem trans­­tornos psíquicos que os controla e que asfixia os outros", diz o material distribuído pela editora.

Além da aproximação com o fu­­tebol, Cury, de 51 anos, está se en­­veredando para a política. Fi­­liado ao Partido Verde (PV) desde o ano passado, é tratado como guru de Ma­­rina Silva, pré-candidata da legenda à presidência da República – e leitora fiel do campeão da au­­toajuda, publicado em mais de 50 países. "Tenho sugestões importantes e defendo a realização de uma cirurgia nos currículos", afirmou o amigo de Dunga, na época em que assinou a ficha de entrada no PV.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]