Um livro de 80 páginas, do gênero autoajuda, será a bíblia do time de Dunga na Copa da África do Sul. Mentes Brilhantes, Mentes Treinadas (editora Academia, R$ 15,90), do psiquiatra, psicoterapeuta e autor da Teoria da Psicologia Multifocal (TPM) Augusto Cury virou a arma motivacional do treinador na disputa pelo sexto título mundial.
Cury, best-seller com mais de 11 milhões de exemplares vendidos no Brasil, foi apresentado aos jogadores da seleção na terça-feira passada, no CT do Caju, um dia antes de a delegação seguir viagem para Johannesburgo encontro mantido em sigilo pela CBF.
O escritor de sucessos como Vendedor de sonhos O chamado (2008) e Vendedor de sonhos E a revolução dos anônimos (2009) veio a Curitiba a pedido da dupla Dunga/ Jorginho. "O Augusto é muito amigo deles. A comissão técnica entendeu que o livro pode colaborar em focos de tensão, de emoção", explicou Suleima Cury, mulher do escritor.
De acordo com ela, no entanto, "é improvável" que o marido vá à África do Sul guiar as mentes dos 23 "homens de Dunga".
A reportagem não conseguiu localizá-lo. No escritório do autor, a informação era de que estava em viagem, sem data para retornar a Colina, interior de São Paulo. "Ele não tem celular nem e-mail. E eu não estou autorizada a dizer mais nada", resumiu a telefonista, sem identificar o nome.
Mentes Brilhantes, Mentes Treinadas está em fase de pré-lançamento. Tem chegada prevista para 4 de junho nas livrarias. Sua sinopse, porém, é sugestiva alguns termos já apareceram, com palavras diferentes, nos discursos de Dunga: "Somos a única espécie, em meio a milhões na natureza, que pensa, tem consciência de si mesma e escreve sua história. Um privilégio indescritível. Mas temos escrito uma história que nos liberta ou nos aprisiona? Muitos vivem em sociedades livres, mas são escravos das suas emoções. Não treinam sua psique para construir um amor inteligente e uma mente brilhante e, por isso, desenvolvem transtornos psíquicos que os controla e que asfixia os outros", diz o material distribuído pela editora.
Além da aproximação com o futebol, Cury, de 51 anos, está se enveredando para a política. Filiado ao Partido Verde (PV) desde o ano passado, é tratado como guru de Marina Silva, pré-candidata da legenda à presidência da República e leitora fiel do campeão da autoajuda, publicado em mais de 50 países. "Tenho sugestões importantes e defendo a realização de uma cirurgia nos currículos", afirmou o amigo de Dunga, na época em que assinou a ficha de entrada no PV.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast