Disciplina tática coreana e necessidade de evolução brasileira foram ressaltadas pela imprensa mundial após a vitória do Brasil sobre a Coreia do Norte por 2 a 1 no Ellis Park, em Johannesburgo.
O argentino Olé, em sua versão virtual, considerou o triunfo brasileiro como um presente, pois considerou que o goleiro Ri Myong Guk falhou no gol de Maicon. Eles consideraram que Robinho foi o "melhorzinho" do Brasil, que Michel Bastos é o mais parecido com Roberto Carlos desde a saída do lateral (por conta dos tiros livres), que Maicon fez o gol em um lampejo de Internazionale e que Kaká simplesmente não estreou.
No alemão Bild, foi ressaltado que o Brasil passou apuros contra um adversário muito disciplinado taticamente. Diagnóstico compartilhado pelos italianos da Gazzeta dello Sport, que acrescentam que Dunga deveria agradecer a Maicon pela vitória.
Para os espanhóis do Marca, o jogo foi lento, previsível e chato, sendo que a capacidade de Maicon e o talento de Robinho foram o suficiente para o Brasil vencer. Em Portugal, o site do jornal A Bola afirmou que o Brasil estreou com pé direito e que o jogo de contenção dos norte-coreanos deu resultado até os 10 minutos do segundo tempo. O jornal ressaltou a entrada do benfiquista Ramires.
Vai ter que melhorar
Para os ingleses do The Sun e para os franceses do Le Monde, o Brasil terá que melhorar se quiser vencer a Copa e até passar de fase. O jornal francês, inclusive ressaltou que a seleção foi lenta e sem inspiração, destacando o "excelente atacante Jong Tae-Se e os meias Pak Nam-Chol e Mun In-Guk."