O primeiro contato da seleção brasileira com o público sul-africano vai acontecer nesta quinta-feira, às 15h30m, em Soweto, um bairro emblemático da África do Sul marcado pela luta contra o Apartheid. Seguindo uma exigência da Fifa, o Brasil vai realizar um treino aberto aos torcedores no Estádio Dobsonville, que fica no subúrbio de Joanesburgo. A programação, não confirmada ainda pela CBF, foi divulgada pela Fifa.
O Estádio Dobsonville foi reformado em 2008 e tem 24 mil lugares. O custo da reforma foi de 69 milhões de rands (aproximadamente R$ 16,3 milhões). O estádio não é usado apenas para futebol - tem uma pista de atletismo, ginásio e é um dos dois estádios de Soweto (o outro é o Estádio Rand) que sediará treinos da Copa do Mundo. Embora tenha um nome que soe africano, Soweto na verdade é um acrônimo que usa as sílabas iniciais de South Western Townships (Cidades do Sudoeste). As Townships eram as cidades-satélite utilizadas pelo Apartheid para acomodar os negros que trabalhavam perto das metrópoles brancas. Ao contrário do que muitos imaginam no Brasil, Soweto não é uma favela - e sim um enorme bairro com uma população de três milhões de habitantes - sendo quase todos negros.
Todas as seleções que disputam a Copa do Mundo precisam fazer um treino aberto ao público antes da estreia. Por enquanto, todos os trabalhos da seleção brasileira na África do Sul aconteceram no Randburg High School e foram fechados aos torcedores. O Brasil estreia na Copa do Mundo no próximo dia 15, contra a Coreia do Norte, no estádio Ellis Park, em Johannesburgo.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast