O habilidoso camisa 10 da Holanda incorporou o estilo da equipe na África do Sul, priorizando o resultado, a exemplo do que fazem as estrelas brasileiras. Nos últimos dias, foi inclusive criticado pelo ex-craque holandês Johan Cruyff pela opção críticas que se estenderam aos dois times que duelam hoje em Port Elizabeth.
"Viemos para ser campeões", diz Sneijder, que parece ter transportado o estilo do português José Mourinho, seu técnico na Inter de Milão, para a seleção laranja. "Às vezes podemos não jogar bem. Mas ganhar é o que importa", discursa.
Na Holanda, sua vida pessoal tem sido alvo de polêmicas. Sneijder é conhecido por organizar grandes festas em hotéis de luxo em Dubai, alugando aviões inteiros para levar seus amigos.
Não por acaso, a crise de relacionamento entre ele e Van Persie, que envolveu o técnico Bert van Marwijk, foi vista como um potencial desestabilizador na seleção. No fim do jogo contra a Eslováquia, o atacante foi substituído e disse ao treinador que quem deveria sair não era ele, mas Sneijder. Os dois foram obrigados a fazer as pazes para, pelo menos aparentemente, melhorar o clima. Van Persie pediu desculpas. "Não temos nenhum problema", garantiu o meia.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas