O técnico suíço Ottmar Hitzfeld elogiou seus jogadores por cumprir à risca seu plano de jogo na surpreendente vitória sobre a favorita Espanha pelo Grupo H nesta quarta-feira.
Hitzfeld, técnico vencedor da Liga dos Campeões com o Bayern de Munique e o Borussia Dortmund, instruiu seus homens a fechar o meio-campo e forçar os talentosos campeões europeus para as laterais.
"Os jogadores mostraram determinação e se comportaram sabiamente do ponto de vista tático. Deixaram espaços deliberadamente para o time espanhol e se ativeram às instruções", disse ele em coletiva de imprensa.
Boa parte do time espanhol se apequenou diante da defesa e do meio-campo suíços. Os azarões começaram com quatro jogadores de pelo menos 1,90m e só tinham um jogador com menos de 1,80m, ao contrário dos cinco espanhóis.
Foi a primeira vez em 19 jogos que a Suíça derrotou a Espanha, um triunfo que Hitzfeld previu em uma coletiva de imprensa um dia antes.
A Espanha monopolizou a bola no início do jogo e obviamente esperava que os suíços ficassem sem gás, mas Hitzfeld havia instruído seus comandados a poupar as energias.
"Também dissemos que não queríamos gastar muita energia lutando pela bola no campo deles, e que queríamos nos concentrar em nossa defesa e esperar pelo contra-ataque".
"Se você quiser jogar ofensivamente contra a Espanha, vai se dar mal, porque vão fazer um gol atrás do outro", disse ele.
Hitzfeld elogiou o impressionante goleiro Diego Benaglio como um dos destaques da partida, além de Gelson Fernandes, autor do gol suíço e um dos poucos a conseguir penetrar o meio-campo espanhol.
Os exultantes jogadores suíços também se derramaram em elogios a seu técnico, vencedor de sete títulos no Campeonato Alemão.
"Posso dizer que devemos esta vitória a nosso técnico. Ele tem muita confiança, nos disse o que fazer, seguimos suas instruções e vencemos", disse o atacante Eren Derdiyok, cujo avanço na área auxiliou o gol de Fernandes.
"Derrotar a Espanha é como um sonho".
Deixe sua opinião