O meio-campista espanhol Andrés Iniesta provavelmente estará plenamente recuperado para a partida dos campeões europeus contra o Chile pelo Grupo H na sexta-feira, de acordo com o técnico Vicente del Bosque.
Iniesta se machucou na chocante derrota de 1 x 0 para a Suíça na semana passada e ficou no banco na vitória de 2 x 0 sobre Honduras na segunda-feira, que colocou a Espanha de volta nos trilhos para se classificar para a segunda fase do Mundial.
Seu estilo criativo é uma arma essencial na equipe de Del Bosque e sua presença entre os titulares animaria o time, que busca uma vitória que possibilitaria um confronto com o Brasil ou Portugal nas oitavas-de-final.
"Sim, estamos otimistas", disse Del Bosque em uma coletiva de imprensa na concentração espanhola nesta terça-feira quando indagado sobre a condição de Iniesta.
"Ele participou de nossas últimas partidas e sempre com resultado positivo", acrescentou.
A Espanha dominou Honduras, mas deixou de aproveitar uma série de chances. O atacante Fernando Torres desperdiçou vários gols feitos em sua volta como titular à seleção espanhola depois de uma cirurgia no joelho.
Além das falhas nas finalizações, Del Bosque disse também estar um pouco preocupado com o grau de vulnerabilidade que seu time mostrou nos momentos finais do jogo.
"A partida de ontem (segunda-feira) foi mais aberta do que o jogo contra a Suíça, especialmente na meia hora final, e até então acho que não jogamos mal", disse ele.
"Mas tive a impressão de que contra um rival mais forte poderíamos ter nos tornado um adversário fácil, e isso me preocupa".
O atacante David Villa, que marcou os dois gols da Espanha contra os hondurenhos, teve sorte de permanecer no campo no final do primeiro tempo, quando se desentendeu com Emilio Izaguirre e o estapeou no rosto.
"Não sei o que aconteceu exatamente", disse Del Bosque. "Todos os jogadores estavam muito cientes de que um incidente como esse, um ato de estupidez, pode causar problemas e ser muito prejudicial ao time", acrescentou.
Um porta-voz da Fifa disse ser cedo demais para dizer se Villa vai encarar uma ação disciplinar.
"Temos que esperar pelos relatos, então é cedo demais para comentar", disse ele.
Deixe sua opinião