6.° duelo
Alemanha x Argentina pode não ser o maior clássico do mundo, mas é o jogo entre campeões mundiais que mais se repetiu em Copas. Hoje será o sexto encontro entre os adversários que decidiram os Mundiais de 1986 e 1990 e que duelaram também nas quartas de final da última edição, em 2006. A vantagem é dos germânicos, com duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota.
Pelo posicionamento tático das equipes e pelo talento de seus jogadores, o duelo entre Argentina e Alemanha promete ser repleto de emoções e com muitos gols, hoje, às 11 horas (de Brasília), no Estádio Green Point, na Cidade do Cabo, quando estará em jogo uma vaga na semifinal da Copa do Mundo da África do Sul.
De um lado, Lionel Messi terá a responsabilidade de municiar Tevez e Higuaín. O camisa 10 argentino ainda não fez gol neste Mundial e sabe que deve uma atuação de gala diante de um grande rival. Os dez gols argentinos marcados nesta Copa mostram uma variedade muito grande na criatividade da equipe. Bolas paradas, jogadas ensaiadas, individuais e também no erro dos adversários.Todo momento se torna difícil para a zaga adversária.
"Tenho jogadores excepcionais, que podem decidir a qualquer momento", elogiou Maradona. A Argentina possui um ataque incomparável. A ponto de se dar ao luxo de colocar Milito na reserva, um jogador que brilhou na Liga dos Campeões da Europa.
Do outro lado, os ainda jovens alemães Schweinsteiger, de 25 anos, e Podolski, 24, estão mais experientes depois do terceiro lugar no Mundial passado. Mais maduros, podem alimentar o experiente Klose, de 31, que com 12 gols segue atrás do feito de se tornar o maior goleador das Copas e superar o brasileiro Ronaldo (fez 15). Klose, que já balançou as redes 50 vezes pela seleção, completa 100 jogos pela Alemanha.
"Nossa grande vantagem é ter um grupo jovem, que consegue impor um ritmo forte durante os 90 minutos e após apenas um dia de descanso já estar pronto para mais um desafio", destacou Löw. "Os alemães, historicamente, apresentam equipes equilibradas e muito fortes fisicamente. Sempre são rivais duros para a Argentina. Esta seleção não é diferente. E com um ponto a mais: seu ataque é rápido e sabe fazer gols", comentou Maradona. Foram nove em quatro jogos.
Para parar ataques tão poderosos seria necessário defesas sólidas, coisa que alemães e argentinos não possuem. Demichelis e Burdisso são pesados e podem ser ultrapassados com facilidade pela rapidez de Podolski ou pelo oportunismo de Klose. Friedrich e Mertesacker deverão estar nos melhores dias para impedir o avanço de Messi, Tevez e Higuáin. No duelo deste sábado, apenas uma equipe vai para a semifinal. Vai depender de qual defesa vai conseguir parar a feroz artilharia adversária.
Ao vivo
Argentina x Alemanha, às 11 horas, na RPC TV, Band, BandSports, ESPN Brasil e SporTV.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião