Os jogadores do Uruguai torcem abertamente por semifinais 100% sul-americanas. Além da Celeste, Brasil, Argentina e Paraguai são as seleções confirmadas nas quartas de finais, cada uma com um adversário diferente.

CARREGANDO :)

"Tomara que tenhamos os quatro nas semifinais, é bom para a América do Sul e a para as nossas eliminatórias porque mostra que podemos ter cinco vagas em vez das quatro e meia que temos. Estamos mostrando que somos um continente muito forte", disse o atacante Diego Forlán, autor de dois gols uruguaios na Copa.

A declaração de Forlán vem em meio a uma polêmica a respeito das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014. Como o próximo Mundial será no Brasil, a Fifa estuda a possibilidade de acabar com a vaga de repescagem a que a América do Sul tem direito.

Publicidade

"Acho muito bom que dos oito (das quartas de final), quatro sejam sul-americanos. É excelente ainda mais nesse momento polêmico em que querem tirar uma vaga sul-americana para o Mundial do Brasil. Acho que este Mundial foi bom para nós porque demonstra o potencial do nosso futebol" declarou o zagueiro Lugano, quase repetindo o discurso de Forlán.

Quanto às possibilidade de enfrentar o Brasil, em uma reedição das semifinais da Copa do México, em 1970, Lugano disse que prefere aguardar o jogo contra Gana.

"Seria excelente porque significaria que o Uruguai chegou à semifinal. Mas antes de pensarmos nisso temos um confronto muito importante para nós, que é o jogo de sexta-feira, contra Gana", lembrou Lugano.

O atacante 'Loco' Abreu foi outro que abriu sua torcida pelas semifinais sul-americanas. "Seria muito bom para nós e para nossas eliminatórias, já que querem mudar o formato. Quero sim os quatro nas semifinais", afirmou o jogador do Botafogo, que não se incomodaria em enfrentar as seleção brasileira. "Não tem problema não, se tiver que jogar, vamos jogar", disse.