• Carregando...
O experiente atacante Forlán é a principal esperança de gols do Uruguai na partida de hoje contra a Coreia do Sul pelas oitavas de final do Mundial | Marco Brindicci/ Reuters
O experiente atacante Forlán é a principal esperança de gols do Uruguai na partida de hoje contra a Coreia do Sul pelas oitavas de final do Mundial| Foto: Marco Brindicci/ Reuters
  • Veja comparativo entre Uruguai e Coreia do Sul
  • Veja a ficha técnica do jogo Uruguai X Coreia do Sul

Bi mundial nos primórdios da Copa do Mundo (1930 e 1950), o Uruguai tenta hoje recuperar a imagem arranhada após uma série de tropeços. Desde 1970, quando ficou em quarto lugar, a Celeste olímpica não consegue passar das oitavas de final. É o que o time treinado por Oscar Tabárez tenta a partir de 11 horas, em Port Elizabeth, contra a surpreendente Coreia do Sul. Os adversários que abrem a segunda fase da competição têm em comum a aposta em seus astros. Os sul-americanos se apoiam na mira do atacante Forlán, enquanto os asiáticos confiam na ajuda do talentoso meia Park Ji Sung.

Não só pelo retrospecto histórico, mas também pela campanha que o colocou na primeira posição do grupo A – chave que teve a França eliminada –, o Uruguai é o favorito. A Coreia do Sul mostrou ofensividade nas rodadas iniciais, mas foi goleada pela Argen­­tina por 4 a 1. Os dois times, inclusive, têm números semelhantes nas estatísticas da Fifa, apesar de o segredo sul-americano estar nos contragolpes.

Os sul-coreanos estão em 8.º lu­­gar na lista dos times que mais criaram jogadas de ataque na Copa do Mundo, com 40 investidas. Nin­­guém atacou mais pela esquerda do que eles: foram 19 avanços por esse lado do campo. Já os uruguaios foram à frente 32 vezes, fi­­cando no meio da tabela nesse que­­sito. A Celeste, porém, usou mais o caminho pela direita, com 15 jogadas criadas por lá. Os números indicam uma verdadeira batalha, pois é o mesmo espaço do campo.

"Ficou claro ao longo de toda a primeira fase que somos um adversário complicado para qualquer seleção", vibrou o técnico uruguaio, contente com o equilíbrio da equipe. Se ofensivamente as seleções se equivalem – foram 17 chutes da Coreia que atingiram o alvo e 14 do Uruguai –, defensivamente o duelo pende a favor dos sul-americanos. "O Uruguai é uma equipe muito boa na defesa. Já nós, reconheço, deixamos espaços demais para nossos adversários", admitiu o treinador sul-coreano Huh Jung Moo, que tem um trunfo na manga, a força nas bolas paradas. A Coreia do Sul já fez três gols dessa forma no torneio – um de escanteio e dois em cobranças de falta.

Ao vivo

Uruguai x Coreia do Sul, às 11 h, na RPC TV, Band, BandSports, SporTV e ESPN Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]