Uma goleada por 3 a 0, como a que o Brasil aplicou sobre o Chile, serviu para empolgar a imprensa estrangeira. Sites do mundo inteiro começam a colocar o Brasil como um dos fortes candidatos a sair com a Taça Fifa.
O argentino Olé, conhecido por suas brincadeiras com o Brasil manchetou: "Foi um Robinho, Bielsa". A vitória brasileira foi considerada sem sustos. "O Chile fez o que pôde, mas sucumbiu ao talento brasileiro," afirmaram os argentinos. O Brasil é tido por eles como o time que sempre começa a jogar a Copa a partir das oitavas de final.
O estilo ortodoxo de Dunga foi considerada como a arma brasileira pelo The Sun. Os ingleses afirmaram que os chilenos eram tidos como desafio, mas o time brasileiro venceu com autoridade.
Mais além vai o francês LEquipe. O site do jornal francês considera que o Brasil está no caminho de uma nova coroação. "Como os argentinos, a Seleção teve o mérito de ser realista na hora certa. (...) Brasil e Argentina têm a força de saber gerir muito bem seus momentos, muitas vezes a marca de grandes equipes", afirmou a reportagem da publicação esportiva.
A Gazzetta dello Sport da Itália afirmou que o Brasil deu uma lição no Chile. Os italianos consideram que a força física superou a técnica chilena. A vitória foi tida como um recado aos outros candidatos ao título de que o Brasil é um deles. A defesa é tida como sólida, e o meio-de-campo é compacto, disse a reportagem.
O Bild, da Alemanha, destacou que o Brasil teve finalmente uma boa apresentação, com futebol que em momentos teve delicada magia. E os alemães destacam o duelo contra a Holanda de "Super Robben" na sexta-feira.
No espanhol Marca, o Brasil é tido como uma equipe sempre confiável. O time de Dunga, para os espanhóis, voltou a se mostrar sólido na defesa. Sobraram elogios para Luís Fabiano, que resolveu com uma chance e para a defesa brasileira, em especial o goleiro Júlio César. O site do A Bola citou que o Brasil entrou melhor e chutando mais, mas que os gols surgiram apenas nos espaços abertos pelo Chile após o primeiro gol de bola parada.
Chile sai de cabeça erguida, diz jornal
No site do jornal chileno La Nación, o título é forte: "Brasil nos despertou do golpe do sonho da Copa do Mundo". Eles afirmaram que desta vez "La Roja" saiu com a sensação de deixar na memória que sempre lutou para vencer. A derrota foi considerada como de cabeça erguida e que os jovens terão mais uma chance em 2014 no Brasil.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”