Após cinco meses atrás da Espanha, o Brasil, enfim, chegou ontem à liderança do ranking da Fifa. Com isso, a seleção brasileira assumiu a ponta pela sétima vez desde que o ranking foi criado, em 1993. Portugal, adversário do time de Dunga na primeira fase, também subiu uma posição e agora está logo atrás da Espanha, em terceiro, sua melhor colocação na história. Porém, a Coreia do Norte, adversária de estreia, é a pior entre todas as participantes, na 106.ª posição. A Costa do Marfim, que completa o grupo, está no 27.º lugar.
* * * * * *
A imagem (foto acima)
O jogador brasileiro de estilo livre, Arthur Mansilla, dá uma canja na Escola Mandela, na favela de Khayelitsha (Cidade do Cabo), localidade onde a Fifa instalou o projeto "Futebol pela Esperança" com o objetivo de usar o esporte para ajudar crianças a superar a multiplicidade de problemas social.
Musa
O show de abertura da Copa contará com a presença de artistas como Shakira, Alicia Keys e o Black Eyed Peas da vocalista Fergie (foto). A abertura do evento será no dia 10 de junho, um dia antes do início dos jogos.
Estreia da seleção
15/6 Brasil x Coreia do Norte
Fuso horário: 15:30 aqui, 20:30 lá.
O personagem
O experiente Ariel Ortega, atacante do River Plate, foi convocado pelo treinador Diego Maradona para o amistoso da Argentina contra o Haiti em 5 de maio. Maradona chamou jogadores que atuam nos clubes do país.
62 mil ingressos
Foram doados pela Fifa para os 27 mil operários contratados para as obras nos dez estádios da Copa. Cada um vai receber dois tíquetes. Os outros 8 mil bilhetes serão distribuídos em instituições sociais e humanitárias da África do Sul.
A frase
"Vejo três equipes com qualidade para vencerem o Mundial. Por ordem alfabética são: Brasil, Espanha e Inglaterra. Outros times podem ser difíceis de bater, mas não têm o potencial absoluto para conquistar o título."
Michel Platini, presidente da Uefa, meia da seleção francesa nas Copas de 78, 82 e 86.
* * * * * *
Seleção do dia
Argélia
A equipe africana, 31ª colocada no ranking da Fifa, jogou apenas as Copas de 82 e 86. Sofreu para chegar à edição sul-africana: precisou de um jogo extra para obter a vaga nas Eliminatórias. O destaque do time é o lateral-esquerdo Nadir Belhadj, 27 anos, que joga no Portsmouth, da Inglaterra. (Veja uniforme da Argélia clicando ao lado)
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais