Fifa garante vigilância na organização
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, promete visitar as subsedes brasileiras a cada dois meses. O temor de ser passada para trás tem tomado conta da entidade responsável pelo futebol mundial, cansada de reclamar das adversidades encontradas no país. Na opinião do dirigente, 2012 será muito movimentado na caminhada à Copa do Mundo.
Em termos burocráticos, Valcke espera pela sanção da Lei Geral da Copa, documento que vai definir a legislação do Mundial. Depois de muito bate-boca, a Fifa será atendida na quase totalidade de suas intenções. A venda de bebidas alcoólicas será autorizada no torneio e a venda de meia-entrada terá limitações.
No segundo semestre, serão escolhidos o slogan e o mascote da Copa. O sorteio da primeira fase da Copa das Confederações será realizado em dezembro e as três vagas restantes, dos campeões da África, Europa e Oceania, serão ocupadas até o fim da temporada. A Fifa tem ainda de decidir se Salvador e Recife serão mantidas como subsedes do torneio de 2013 Rio, Brasília, Fortaleza e Belo Horizonte estão confirmadas.
A partir de janeiro, o ex-jogador Ronaldo Fenômeno começará de verdade suas atividades no Comitê Organizador Local (COL). O artilheiro dos Mundiais foi escolhido pelo presidente da CBF e do COL, Ricardo Teixeira, para tomar a dianteira na organização da Copa 2014 depois que o dirigente viu seu nome virar alvo constante de críticas e acusações de corrupção. Ronaldo terá de provar que não está no cargo como fantoche de Teixeira e que tem competência para exercer a função. (SG)
É a última chance para o Brasil não fazer feio em 2014. O país ignorou a passagem do tempo. Quando caiu no seu colo a missão de receber a Copa do Mundo, tinha sete anos para trabalhar. Era 2007. Exagerou-se na morosidade, falou-se muito e trabalhou-se pouco. Agora, faltando um ano para a Copa das Confederações e dois até o prato principal, 2012 terá de ser o ano da infraestrutura.
Estádios
A barreira menos dramática parece ser a dos estádios. A responsabilidade, porém, aumenta à medida que a maioria tem previsão de conclusão para dezembro de 2012. Apenas Natal, Manaus e São Paulo não se comprometeram com esse prazo.
A Arena da Baixada não será finalizada no ano que vem. Desde que os trabalhos foram iniciados, em 4 de outubro, apenas um buraco foi cavado. Faltava dinheiro para mergulhar de vez na reforma. A intenção do novo presidente do Atlético, Mário Celso Petraglia, é intensificar o ritmo da obra para entregá-la em março de 2013.
O Beira-Rio, de Porto Alegre, é o favorito a atrasar. Questões burocráticas paralisaram a reforma por seis meses. Apesar de a cidade estar fora do evento-teste de 2013, a retomada precisa vir logo, até porque a Arena do Grêmio assume cada vez mais o papel de sombra.
Mobilidade
As soluções urbanísticas foram apresentadas, mas quase nada saiu do papel. Não à toa, em passagem pela capital paulista, em novembro, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, chamou o trânsito local de "pesadelo".
Estão previstos R$ 12,4 bilhões para ruas, estradas, viadutos e transporte público. Até novembro, data da última fiscalização do governo federal, apenas R$ 2,4 bilhões haviam sido contratados efetivamente. Pior ainda: somente R$ 256 milhões foram gastos.
Em Curitiba, por exemplo, o projeto inicial apontava a conclusão das benfeitorias até o fim de 2012. Apenas um trecho do corredor metropolitano ficaria para o ano seguinte. Aos poucos, os planos foram mudando leia-se, eram adiados. A última promessa feita por estado e prefeitura ao governo federal é de iniciar todas as obras em 2012. Finalização mesmo, espera-se apenas a da extensão da Linha Verde sul.
Duas obras importantes têm licitações previstas para o primeiro semestre: o corredor da Avenida Cândido de Abreu e a requalificação da Rodoferroviária e acessos.
Aeroportos
Nem precisaria uma Copa para sobrecarregar os aeroportos brasileiros. A estrutura é incompatível com o movimento. Em 10 das 12 subsedes a demanda está acima da capacidade desde 2009. Recife e Salvador eram as exceções. Talvez por isso os terminais das duas cidades estejam na lista dos que ainda não haviam começado e ser reformados até setembro, ao lado de Belo Horizonte, Fortaleza e Manaus.
O Afonso Pena, em São José dos Pinhais, tem sido fechado à noite para a troca do asfalto da pista, execução de ranhuras e substituição das luminárias. Pelo cronograma, o trabalho segue até maio. Com as obras, o local poderá receber o ILS-3, sistema que permite manobras com baixa visibilidade.
A única inauguração prevista para 2012 é a do Augusto Severo, em Parnamirim, na Grande Natal. A Infraero anunciou em dezembro que a conclusão das obras foi adiada para maio.
Polêmica
Ponto polêmico nas obras da praça esportiva curitibana, a desapropriação de 11 terrenos para a conclusão da Arena da Baixada precisa tomar um direcionamento final em 2012. As autoridades públicas prometem não desistir da empreitada; os moradores, por sua vez, garantem que baterão o pé por uma compensação justa. O clima vai esquentar.
Briga de Pochmann e servidores arranha imagem do IBGE e amplia desgaste do governo
Babás, pedreiros, jardineiros sem visto: qual o perfil dos brasileiros deportados dos EUA
Crise dos deportados: Lula evita afronta a Trump; ouça o podcast
Serviço de Uber e 99 evidencia “gap” do transporte público em grandes metrópoles
Deixe sua opinião