
A Copa do Mundo atraiu para o Brasil turistas de 203 nacionalidades, a maioria deles (61%) nunca havia estado no país. As informações fazem parte de um levantamento do Ministério do Turismo, no qual 92,3% dos visitantes afirmaram que vieram ao país em função da Copa e 95% declararam intenção de retornar.
Foram ouvidos até o momento 6,6 mil turistas em aeroportos e fronteiras terrestres o levantamento continua até o dia 23 de julho. O tempo de permanência média dos turistas estrangeiros no país foi de 13 dias, passando por 378 cidades.
A hospitalidade e a gastronomia foram os itens mais bem avaliados pelos estrangeiros, com 98% e 93% de aprovação, respectivamente. A pesquisa ouviu também a opinião da imprensa internacional, que apontou como item mais bem avaliado os atrativos turísticos brasileiros (98,4% de aprovação), além da vida noturna e informações turísticas (96,2%).
Aeroportos
A movimentação nos 21 aeroportos que atenderam a demandas da Copa do Mundo foi de 16,7 milhões de passageiros, entre 10 de junho e 13 de julho, de acordo com a Secretaria de Aviação Civil. O aeroporto que mais recebeu passageiros (3,81 milhões) foi o de Guarulhos, em São Paulo. Já o aeroporto do Galeão, no Rio, registrou no período 1,8 milhão de passageiros. A lista apresentada pela SAC segue com Brasília (1,66 milhão), Congonhas (1,31 milhão) e Confins (1,1 milhão). O balanço também revela que o índice médio de atrasos acima de 30 minutos foi de 7,03%.
Fluxo
A estimativa de brasileiros que viajaram pelo país em razão do Mundial é superior a 3 milhões, sendo São Paulo o estado que mais "enviou" turistas (mais de 858 mil pessoas) aos demais cantos do país.
Após denúncia ao STF, aliados de Bolsonaro ampliam mobilização por anistia no Congresso
Bolsonaro tinha esperança de fraude nas urnas, diz Cid na delação; veja vídeo na íntegra
Bolsonaro aposta em Trump para uma “virada de jogo” no Brasil; acompanhe o Sem Rodeios
Motor dá sinal de fervura, mas o presidente quer acelerar
Deixe sua opinião