Arena Castelão, em Fortaleza| Foto: Marcelo Andrade / Gazeta do Povo
Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte
Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Arena Pernambuco, em Recife (PE)
Estádio Nacional, em Brasília (DF)
Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

A imagem do Maracanã alagado, com cadeiras e boa parte da cobertura ainda por instalar, rodou o mundo esta semana e deu a noção exata da preparação brasileira para receber a Copa das Confederações. A exatos cem dias da partida de abertura do torneio - um Brasil x Japão dia 15 de junho, em Brasília -, apenas dois dos seis estádios estão prontos e em funcionamento. Os demais serão entregues nos dois meses que antecedem a competição, inclusive o Maracanã, palco da final e motivo das maiores preocupações da Fifa.

CARREGANDO :)

Estádios da Copa das Confederações

"Sem dúvida estamos com uma agenda muito apertada, com poucos dos estádios para a Copa das Confederações prontos, mas confiamos no compromisso feito pelo governo federal e pelos governadores e prefeitos responsáveis de que vão cumprir as garantias que prometeram", comentou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.

Publicidade

Confira a situação de cada estádio:

Castelão, Fortaleza (CE)

Situação: em funcionamento

Jogos na Copa das Confederações: Brasil x México (19/6), Nigéria x Espanha (23/6) e semifinal (27/6)

Primeiro estádio entregue, em 16 de dezembro do ano passado, tem sido usado regularmente desde o fim de janeiro, com partidas da Copa do Nordeste. Em abril, a Fifa pretende fazer um evento-teste, para reproduzir no estádio a operação de um dia de jogo da Copa das Confederações. A partida escolhida deve ser o clássico entre Fortaleza e Ceará, dia 14 de abril, pelo Campeonato Cearense.

Publicidade

Se dentro do estádio a situação está bem encaminhada, fora dele pouco do planejado deve ser visto em funcionamento na Copa das Confederações. Nenhuma obra de mobilidade do PAC da Copa na capital cearense foi concluída. A promessa da prefeitura de Fortaleza é entregar duas vias de acesso ao estádio no dia 15 de junho, quatro dias antes do primeiro jogo do torneio na cidade.

Mineirão, Belo Horizonte (MG)

Situação: em funcionamento

Jogos na Copa das Confederações: Taiti x Nigéria (17/6), Japão x México (22/6) e semifinal (26/6)

Segundo estádio concluído, o Mineirão teve um complicado teste de fogo com o clássico Cruzeiro x Atlético-MG, no dia 3 de fevereiro. Dificuldades de acesso, falta de sinalização, bares fechados e preços abusivos fizeram o governo mineiro multar a administradora do estádio em R$ 1 milhão. Os testes finais ocorrerão nos 45 dias que antecedem o início do torneio: 24 de abril, um amistoso entre Brasil e Chile; 3 de maio, um show de Paul McCartney.

Publicidade

Entre as oito obras de mobilidade, há a expectativa de que dois corredores de ônibus fiquem prontos a tempo de ser utilizados para a Copa das Confederações. Para as outras seis, o cronograma prevê a conclusão ao longo do segundo semestre.

Fonte Nova, Salvador (BA)

Situação: 95% concluída

Jogos na Copa das Confederações: Nigéria x Uruguai (20/6), Itália x Brasil (22/6) e decisão de 3º lugar (30/6).

Um Ba-Vi no dia 7 de abril marcará a inauguração do terceiro estádio da Copa das Confederações e do Mundial de 2014. Nas próximas semanas, a Fonte Nova receberá acabamentos e passará por testes operacionais (segurança, combate a incêndio, telefonia etc.).

Publicidade

Nesta sexta-feira, haverá uma solenidade com autoridades para celebrar o fim simbólico das obras. Os presentes verão que ainda há muito a ser feito do lado de fora do estádio, tanto nas vias próximas como no acesso dos torcedores às bilheterias.

Arena Pernambuco, Recife (PE)

Situação: 90% concluída

Jogos na Copa das Confederações: Espanha x Uruguai (16/6), Itália x Japão (19/6) e Uruguai x Taiti (23/6).

"Na minha primeira reunião na Fifa como presidente da CBF, o tema eram os estádios para a Copa das Confederações e tinha uma foto de Recife riscada em vermelho, escrito ‘fora’. Eu intervi, disse que conhecia a tradição e confiava nos governantes. Seria um equívoco, já que as obras da Arena Pernambuco são das mais adiantadas." A declaração do presidente da CBF e do Comitê Organizador Local (COL), José Maria Marín, ao programa Camarote FC, que vai ao ar nesta quinta-feira (7), dá a noção do salto que foi necessário para a Arena Pernambuco ficar pronta a tempo da Copa das Confederações.

Publicidade

Para atingir os 10% restantes -- e ser inaugurado em 14 de abril -- o estádio ainda precisa terminar a montagem das arquibancadas, receber as cadeiras e passar pelo plantio do gramado.

No setor de mobilidade, o ritmo é acelerado. Seis obras já foram entregues, três estão previstas para este mês e outras três estarão prontos em maio.

Nacional Mané Garrincha, Brasília (DF)

Situação: 89% concluída

Jogos na Copa das Confederações: Brasil x Japão (15/6).

Publicidade

A instalação da cobertura, com término previsto para o fim de março, é a parte mais delicada que ainda falta para o estádio ficar pronto. Depois, serão instaladas as cadeiras e começará o plantio do gramado. A previsão é abrir o novo Mané Garrincha em 21 de abril, dia do aniversário da cidade.

Com custo beirando a casa do R$ 1 bilhão, a grande preocupação é manter o estádio em uso mesmo com o incipiente futebol do Distrito Federal. "Estamos querendo valorizar o estádio em Brasília com um grande jogo, que abriria o Campeonato Brasileiro. Mas isso depende do interesse dos clubes. Seria um grande teste para o gramado, segurança e outros fatores, pouco antes da Copa das Confederações", sugere Marín.

Outro ponto incerto é a conclusão do Aeroporto Juscelino Kubitscheck. A finalização deve ocorrer a um mês da Copa do Mundo.

Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Situação: 80%

Publicidade

Jogos na Copa das Confederações: México x Itália (16/6), Espanha x Taiti (20/6) e final (30/6).

O estádio do jogo mais importante da Copa das Confederações é, também, o que está menos pronto, resultado de inúmeras greves de operários e atrasos no cronograma. O teto está sendo instalado desde fevereiro. Ainda faltam gramado, cadeiras e acabamentos. Em reunião com o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, o governador do Rio, Sérgio Cabral, puxou de 24 de maio para 27 de abril a data de entrega da obra. A inauguração oficial será dia 2 de junho, com um amistoso entre Brasil e Inglaterra.

Das obras de mobilidade, a única prevista para ficar pronta a tempo da Copa das Confederações é a reformulação e modernização da estação multimodal do Maracanã. A conclusão deve ocorrer em maio.