Imagens do Instagram viraram febre entre jogadores da Espanha, Uruguai e Costa do Marfim| Foto: Divulgação

Selfies

Pelas redes sociais, os jogadores podem contar aos fãs, sem intermediários, como está sendo participar da Copa no Brasil. A semana começou com os embarques de uruguaios, argentinos, a chegada dos espanhóis a Curitiba, os treinos animados da Alemanha, e até a ida ao podólogo do italiano Bonucci.

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Imagens do Instagram viraram febre entre jogadores da Espanha, Uruguai e Costa do Marfim
Imagens do Instagram viraram febre entre jogadores da Espanha, Uruguai e Costa do Marfim
Messi e Agüero
Cristiano Ronaldo em selfie com seus companheiros e o presidente português Aníbal Cavaco Silva
Seleção brasileira by Fred
Treino alemão no Campo Bahia
Seleção brasileira por David Luiz
Homenagem de Fred a Fernandão, morto no sábado
Franceses em pose Usaín Bolt
Bonucci em tratamento no podólogo
Montagem de Balotelli com o Cristo Redentor
Casillas no treino
Özil, Khedira e Boateng, da Alemanha
Neymar, Marcelo e Hulk na piscina
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A dois dias do início da Co­­pa do Mundo, os convocados das 32 seleções ainda dividem o tempo livre com seus fãs pelas redes sociais com as famosas selfies (autorretratos), que há tempos deixaram de ser apenas meio de autoexibição para também passarem algum tipo de mensagem.

SLIDESHOW: Confira algumas fotos postadas pelos jogadores

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Neste fim de semana, por exemplo, Fred, David Luiz, Jô, Paulinho, Luiz Gus­­tavo e Os­­car declararam luto e homenagearam, via aplicativo Instagram, o ex-jogador Fernandão, morto em um acidente de helicóptero no sábado. "Mais um dia triste para nós brasileiros. Essa foto foi tirada na minha estreia na seleção brasileira", escreveu Fred ao lado da foto com o ex-atacante.

As ferramentas virtuais também servem de promoção das marcas que patrocinam os atletas: os jogadores postam seguidamente imagens das campanhas que estrelam. O que será proibido a partir de 12 de junho, visto que a Fifa veta o uso de redes sociais para publicidade durante a Copa. O capitão da sele­ção, Thiago Silva, por exemplo, deixará de promover os fones de ouvido da Skullcandy, os perfumes e roupas da Hu­­go Boss ou os produtos da Samsung. Felipão também fez restrições aos atletas brasileiros: vetou que sejam postadas informações de vestiário e assuntos de concentração.

O campeão nacional de contratos publicitários Neymar – são 17, estimados em R$ 46 milhões – terá de se contentar com as selfies ao lado dos companheiros de seleção e exibi-las para seus 5,2 milhões de seguidores no Instagram, 22 milhões no Facebook e 11 milhões no Twitter.

Tendo um bom desempenho em campo, o camisa 10 brasileiro pode até entrar em concorrência com o hoje mais popular jogador nas redes sociais: Cristiano Ronaldo. O português mobiliza 5,3 milhões de seguidores no Instagram, 82 milhões no Facebook e 26 milhões no Twitter. Na segunda-feira passada, só a foto ao lado do presidente de Portugal, Aníbal Ca­­vaco Silva, somou 557 mil curtidas em menos de 24 horas.

Às vésperas de estrearem nos gramados brasilei­­ros, os astros do futebol internacional têm divulgado, principalmente, os cliques dos seus embarques para o Brasil, como os de Diego Forlán e Lodeiro, do Uruguai, e do argentino Sergio Agüero, ou dos bastidores da concentração, como os dos espanhóis Iniesta e Azpilicueta no CT do Caju, em Curitiba, ou do alemão Podolski, na Bahia.

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