Por 31 votos a 9, a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, nesta terça-feira (29), a constitucionalidade do projeto de lei que autoriza o governo estadual a emprestar R$ 138,4 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A quantia será utilizada para a conclusão das obras da Arena da Baixada para a Copa do Mundo de 2014.
Para ser totalmente aprovado, o projeto passa por novo pleito nesta quarta-feira (30) à tarde, quando o mérito da questão será julgado.
O financiamento para a Arena já foi pedido ao BNDES consta apenas como enquadrado no banco. Sem a aprovação da lei em âmbito local, no entanto, o poder público não pode receber o montante e, consequentemente, não haverá dinheiro suficiente para garantir o término da obra. O estádio de Curitiba irá receber quatro partidas da primeira fase do Mundial.
Antes da votação, o apenas o deputado Tadeu Veneri (PT) se posicionou contra a aprovação do projeto. Ele questionou o uso do CT do Caju e do potencial construtivo como garantia pelo empréstimo.
Deixe sua opinião