O Corpo de Bombeiros realizou na tarde deste domingo (15) mais uma vistoria na Arena das Dunas, em Natal, e não emitiu o atestado final liberando os assentos provisórios.
O Comitê Organizador Local (COL) disse, na semana passada, que a vistoria final já havia sido feito. Os Bombeiros negavam a informação e, neste domingo, a Folha acompanhou a vistoria que acabou não sendo definitiva.
O estádio receberá o jogo entre Estados Unidos e Gana, nesta segunda-feira (16), às 19 horas.
Durante a inspeção deste domingo, os bombeiros registram avanços nas correções solicitadas na última quinta-feira (12), antes do jogo entre México e Camarões, porém ainda faltam alguns ajustes a serem realizados, dizem os Bombeiros.
De acordo com o tenente Edson Modesto, do Serviço Técnico de Engenharia, a administração da Arena das Dunas cumpriu pontos importantes como a ampliação das rotas de fugas e reposicionamento de escadas, mas ainda há pendências relativas à fixação, altura dos guarda-corpos, o reforço na colocação de assentos e degraus que continuam instáveis.
"As arquibancadas móveis estão praticamente prontas. De fato houve o cumprimento de quase todas as recomendações do Corpo de Bombeiros. As fortes chuvas atrapalharam o trabalho das equipes de manutenção. Percebemos que os profissionais da Arena das Dunas estão empenhados pela finalização da estrutura", disse o tenente.
A Folha presenciou barras de segurança para os torcedores sendo instaladas por volta das 14h30 deste domingo, na parte superior das arquibancadas provisórias, atrás do gol no setor sul.
Funcionários também estavam serrando parte das escadarias, ainda não acabadas, e instalando os corrimãos nos corredores, entre as novas cadeiras.
Com projeto do estádio em mãos, cinco militares do Serviço Técnico de Engenharia (Serten) do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte formaram a equipe de inspeção para liberação do Atestado de Vistoria, documento que certifica a segurança de prevenção e combate de incêndio e controle de pânico da obra.A corporação já havia observado que 95% da estrutura já estava pronta antes do jogo entre México e Camarões.
Uma nova vistoria está agendada para acontecer nesta segunda-feira (16), às 8h30.
A previsão é que as arquibancadas provisórias recebam, finalmente, o atestado de vistoria da corporação.O estádio foi inaugurado em janeiro deste ano, para 31 mil expectadores. Para a Copa, com 11 mil assentos provisórios, a capacidade passou para 42 mil.