Arena passou por inspeção nesta terça-feira| Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo
Estádio atleticano recebeu inspeção da Fifa

As obras na Arena da Baixada serão concluídas até o dia 30 de novembro, um mês antes do prazo final dado pela Fifa. A garantia é do secretário estadual para Assuntos da Copa, Mário Celso Cunha, e do secretário municipal da Copa, Reginaldo Cordeiro. Ambos anunciaram o prazo na manhã desta terça-feira (29), durante a visita de inspeção da equipe da Fifa ao estádio.

CARREGANDO :)

"O arquiteto [Carlos Arcos] nos apresentou todo o cronograma, tanto da parte estrutura, quanto da parte de contreto e gramado. Teriam algumas situações que aparentemente seriam críticas, mas já estão contratadas e acertadas na montagem das estruturas", afirmou Cordeiro. Tais pontos críticos, explicou, seriam as estruturas para o suporte da cobertura retrátil do estádio. "Uma vez instaladas, teremos vários avanços em várias frentes no canteiro de obras. Estão sendo montadas na empresa contratada, dentro do cronograma previsto para que 30 de abril estejam com essa parte liberada", completou.

Um ponto da obra que está sendo revisto é o estacionamento. "Como a Fifa pede que não haja estacionamentos subterrâneos, o Ippuc [Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba] está tentando viabilizar outras opções", afirmou Cunha.

Publicidade

Uma das possibilidades, é utilizar locais já construídos da região, como o estacionamento da Unicuritiba.

Inspeção

Os novos prazos foram anunciados durante a visita da comitiva do Comitê Organizador Local (COL) da Copa 2014 e membros da Fifa. Esta é a quarta visita à Curitiba para verificação do andamento das obras e a segunda que a vistoria é feita em comitiva. São 40 representantes de 16 áreas.

O foco principal do encontro é discutir o andamento de obras estruturais que não serão permanentes, tais como os locais para imprensa no estádio, a área de convivência na Praça Afonso Botelho, a estrutura projetada no Parque Barigui para o Fun Fest, e logística de sistemas de tecnologia da informação, segurança e mobilidade durante a Copa.

Em rápida visita à Arena, o chefe do escritório da Copa do Mundo FIFA 2014, Chris Hunger, afirmou que ainda não poderia fazer um comparativo do progresso das obras. "No momento, é um pouco difícil falar do progresso porque ainda não vimos o que aconteceu aqui nos últimos três meses", afirmou na entrevista coletiva. Antes do início do Mundial, a comitiva fará mais duas visitas à cidade. A próxima está marcada para setembro.

Publicidade

Após a inspeção na Arena, o grupo, que pela manhã se reuniu com o arquiteto Carlos Arcos e representantes da área de segurança, seguiram para um giro pela cidade, para verificar as ações e obras de mobilidade. À tarde, voltam a se reunir no Salão de Atos do Parque Barigui para seguir as discussões sobre o planejamento da Copa 2014 em Curitiba.

Às 17 horas, o grupo embarca para Porto Alegre, onde amanhã (30) inspeciona as obras no Estádio Beira-Rio. Na quinta-feira (31), visitam o Estádio das Dunas, em Natal. O roteiro começou por São Paulo, na sexta-feira passada, passou pela Arena Pantanal, em Cuiabá e a Arena Amazônica, em Manaus.