As duas residências que ainda inviabilizam a reforma da Arena para a Copa estão com os dias contados. A prefeitura efetuou os últimos pagamentos para os vizinhos ao estádio atleticano e as casas devem ser desocupadas até o fim deste mês. "Todos os depósitos foram feitos em juízo e já saíram as imissões de posse dos dois últimos terrenos. Só faltava o oficial de Justiça notificar", explicou o secretário municipal para assuntos do Mundial, Reginaldo Cordeiro.

CARREGANDO :)

Segundo o advogado Júlio Brotto, que representa parte dos moradores, apenas um deles já foi intimado para deixar o local. "Acredito que a partir da próxima segunda-feira deve começar a ser cumprido o prazo de dez dias para que o outro morador deixe a sua casa."

Apesar de contrariados, Brotto afirma que os moradores cumprirão a decisão judicial de sair de suas casas. "Estávamos lutando contra um rolo compressor, com muitos interesses comerciais e políticos envolvidos. Sempre dissemos que esse momento poderia chegar. Eles sabiam que isso iria acontecer", ressaltou.

Publicidade

Existe outra situação que agrava o cenário para os proprietários. Do dinheiro depositado pela prefeitura, cada morador só pode retirar 80% do valor em um primeiro momento. "A situação é muito delicada. Como você vai comprar outra casa do mesmo padrão se você só tem 80% do dinheiro? Por isso, existe desespero por parte de alguns. São casos muito tristes de quem não tem para onde ir", lamentou Brotto.

A avaliação judicial feita para se chegar ao preço que deveria ser pago elevou os valores dos imóveis – em alguns casos, houve acréscimo de 85% – em relação ao que a prefeitura queria pagar no início do processo. Mesmo assim, Brotto defende que as cifras ainda estão abaixo do preço de mercado. "Na fase de perícia, o valor real será apurado."

Ou seja, a discussão ainda vai se arrastar por alguns meses na Justiça. "Também entramos com um mandado de segurança paralelo que discute a ilegalidade do decreto. Estamos aguardando o julgamento do recurso de apelação no Tribunal de Justiça", explicou o advogado.

A CAP S/A foi procurada para falar sobre as desapropriações e o que elas acarretariam no cronograma da obra, mas a assessoria de imprensa informou que o "clube não atende a Gazeta do Povo".

"A Pátria de Chuteiras"

Publicidade

O governo brasileiro lançou ontem nova marca para ser usada na Copa, em ações para a divulgação do evento. O slogan traz a frase "A Pátria de Chuteiras", criada pelo escritor Nelson Rodrigues. A arte leva as cores verde e amarelo e poderá ser utilizada por estados, municípios e empresas que não patrocinam o evento da Fifa.