Começou nesta sexta-feira (15) a demolição dos quatro blocos de apartamentos que pertenciam ao Exército e serão utilizados na construção da nova Arena da Baixada. O terreno de 2.292,67 m² fica na esquina da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Buenos Aires, ao lado do estádio que irá receber quatro jogos da Copa do Mundo de 2014, em Curitiba.
Em janeiro, o Atlético e o Exército assinaram acordo de permuta da área. Como contrapartida, o clube ficou responsável pela construção de novos edifícios para abrigar as famílias de militares que moravam nos prédios do bairro Água Verde. As residências serão levantadas na Avenida Prefeito Erasto Gaertner, no Bacacheri. Foram cinco anos de negociação até a conclusão do acordo.
Segundo o Atlético, a reforma do estádio chegou a 82,73% no fim de outubro. O clube, no entanto, precisa da assinatura de um novo contrato de financiamento para receber a íntegra da quarta parcela do crédito de R$ 131,2 milhões tomado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), via Fomento Paraná.
A liberação do valor de R$ 19 milhões chegou a ser anunciada pelo secretário municipal de Copa, Reginaldo Cordeiro, graças ao ritmo de comercialização de créditos de potencial construtivo. A venda dos papéis, porém, é apenas o início de um processo que deve se arrastar por mais algumas semanas.
O primeiro jogo-teste da Baixada está marcado para 26 de janeiro. De acordo com a Fifa, o estádio não precisará estar totalmente pronto na data. As exigências são cobertura - da arquibancada -, iluminação, gramado e 10 mil assentos para a partida entre operários da obra.
Deixe sua opinião