A Bélgica é a 11.ª seleção garantida na Copa do Mundo de 2014. Nesta sexta-feira (11), a promissora geração de jogadores belgas obteve a classificação para o Mundial no Brasil ao derrotar a Croácia por 2 a 1, fora de casa, em partida disputada no Estádio Maksimir, em Zagreb.
Com o triunfo, chegou a 25 pontos, na primeira colocação do grupo A das Eliminatórias Europeias, e não pode mais ser ultrapassada pelos croatas na última rodada. Na terça-feira apenas cumprirá tabela diante do País de Gales, em Bruxelas. A Croácia ocupa a segunda posição, com 17 pontos, e vai à repescagem do continente. Terminará sua participação nesta fase enfrentando a Escócia, em Glasgow, também na terça.
O atacante Lukaku marcou os dois gols belgas em Zagreb. O jogador do Everton abriu o placar aos 15 minutos do primeiro tempo, em um contra-ataque rápido. Aproveitando passe errado da Croácia na intermediária, Defour lançou Lukaku, que driblou o goleiro Pletikosa e tocou para a rede.
O segundo gol também saiu em jogada de velocidade, aos 38 minutos, com Lukaku, que chutou duas vezes para fazer 2 a 0. A Croácia diminuiu no final da partida, aos 38 do segundo tempo. Kranjcar pegou rebote na área e chutou forte, mas foi insuficiente para evitar a derrota em casa.
Outras dez seleções já estavam classificadas para a Copa do Mundo de 2014: Austrália, Japão, Irã, Coreia do Sul (Ásia), Itália, Holanda (Europa), Costa Rica, Estados Unidos (Américas do Norte, Central e Caribe), Argentina e Brasil (América do Sul).
Esta será a 12.ª participação da Bélgica em Mundiais, a primeira desde 2002, quando foi eliminada nas oitavas de final pelo Brasil. A melhor campanha foi em 1986, quando terminou a Copa do México na quarta colocação.
Deixe sua opinião