Entenda como será a reforma pretendida pela prefeitura no entorno da Rodoferroviária| Foto:

Contradição

Antes vilão, viaduto vira solução

A criação de um novo viaduto contraria a posição adotada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) há alguns anos. Em entrevista à Gazeta do Povo em setembro de 2008, o então presidente do órgão, Augusto Canto Neto, afirmou que viaduto "não é planejamento urbanístico". "O viaduto do Capanema e da Rodoferroviária foram implantados em uma época que ali não era região central. Se fosse hoje, não faríamos", disse. Três anos mais tarde, o prefeito Luciano Ducci afirma não ter restrições contra possíveis soluções para a mobilidade urbana. "O viaduto está sendo compatível com as necessidades da cidade. Por isso, não tenho dificuldade em construí-lo", afirmou o prefeito.

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A reforma da Rodoferroviária vai fazer Curitiba implantar um "bi­­ná­­rio de viadutos" até a Copa de 2014. Ontem, o Minis­tério do Planejamento cedeu o terreno do terminal de ônibus e trens por mais cinco anos, com possibilidade de ampliação por outros cinco. A Rodo­fer­roviária, seus acessos e seu entorno serão reformados ao custo de R$ 36 milhões, financiados pelo governo federal via Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa. Deverá ser erguido um novo viaduto, ligando a Aveni­da das Torres à Afonso Camargo, formando uma espécie de binário com o viaduto do Colorado. A nova obra deve ter sentido exclusivo para o centro – o atual segue para São José dos Pinhais. Aprefeitura ainda precisa en­­trar em acordo com a Secretaria de Patrimônio da União, detentora de um terreno aos fundos da Rodo­­viária que deve ser ocupado pelo novo viaduto. Apesar de a prefeitura dar como certo o uso do espaço, não há garantia da cessão. A certeza do prefeito Luciano Ducci se deve à relevância do projeto. "É uma obra importante tanto na mobilidade urbana quanto no conforto dos passageiros da Rodoferroviária", diz.

Segundo a Secretaria de Patrimônio da União, vinculada ao Ministério do Planejamento, o processo ainda está sob análise. Com a incerteza sobre o uso da área, os projetos não foram finalizados. "Eles [os projetos] devem ser concluídos em setembro para que as licitações sejam realizadas até o fim do ano", afirma o prefeito.

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Com a revitalização, Curitiba dá início à readequação da Avenida das Torres (em uma ligação direta com o Aeroporto Afonso Pena), uma das prioridades para a Copa. Atualmente, quem usa a via no sentido capital precisa desviar para chegar ao centro. É esse problema que a nova obra pretende resolver. "Com o binário, o viaduto Colorado vai ser desafogado, já que é muito congestionado nos horários de pico", argumenta Luciano Ducci.

Para o professor do Departa­mento de Transportes da UFPR Garrone Reck, a simples criação do viaduto não é a solução: é preciso investigar as causas dos engarrafamentos. "[O viaduto] é uma solução viária com limitações. Se não for bem planejado, pode só transferir o congestionamento de um local para o outro. A rede viária precisa ser analisada, com base em ferramentas de tecnologia."

Caos

Inaugurado em 1972, o atual prédio da Rodoferroviária está distante das condições ideais. A Em feriados, a movimentação de pessoas e a falta de espaço para os veículos tornam o local caótico. No ano passado, na volta da Páscoa, vários passageiros embarcaram em ônibus fora da plataforma de veículos, devido à escassez de vagas.

Diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Urbs, Fabiano Braga Cortes Júnior afirma que a intenção é resolver os problemas de acessibilidade e investir em tecnologia e conforto. Ou seja, adequar aos padrões atuais. "A intenção é dar mais conforto e qualidade aos usuários e às empresas", diz. "Vamos realizar mudanças tecnológicas, com a instalação de equipamentos de informação e telas de LCD."

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Neste ano, até maio, a Rodo­ferroviária transportou pouco mais de 3 milhões de passageiros. De 2009 para 2010, houve crescimento de 4% na demanda, saltando de 7,3 milhões para 7,5 milhões. Por dia, cerca de 900 ônibus chegam e saem do espaço. Em feriados a demanda cresce perto de 30%, com 1,2 mil ônibus diários.

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