Dezoito anos depois de realizar a sua primeira partida oficial como país independente, a Bósnia-Herzegovina vive nesta terça-feira (15) o maior momento da sua história no futebol. Ao vencer a Lituânia por 1 a 0, em Kaunas, encerrou as Eliminatórias Europeias na liderança do grupo G e confirmou a classificação para sua primeira Copa do Mundo.
Dos quatro países criados com o fim da Iugoslávia, o primeiro a conseguir a classificação para uma Copa do Mundo foi a Croácia, que foi à França, em 1998, e terminou na surpreendente terceira colocação. Jogando com o nome de Sérvia e Montenegro, a seleção herdeira da história esportiva iugoslava disputou os Mundiais de 1998 e 2006.
Sozinha, a Sérvia estreou em Copas na África do Sul, em 2010. Montenegro, por sua vez, ainda busca jogar a primeira competição de porte - assim como a Bósnia, nunca participou nem da Eurocopa. Os montenegrinos chegaram a liderar boa parte da disputa no grupo H, mas na reta final foram ultrapassados por Inglaterra e Ucrânia e não têm mais chance de vir ao Brasil.
Dos 11 titulares bósnios contra a Lituânia, nesta terça, oito jogam nos grandes centros europeus - nenhum defende clubes do próprio país. Quatro jogam na Alemanha, dois na Itália e outros dois na Inglaterra. Lulic (Lazio), Dzeko (Manchester City) e Pjanic (Roma) estão entre as estrelas. Ibisevic, do Stuttgart, fez o único gol do jogo em Kaunas.
A Grécia, que também brigava pela classificação direta, fez a parte dela. Em casa, venceu o saco de pancadas Liechtenstein por 2 a 0, com gols de Salpingidis e Karagounis. Gregos e bósnios terminaram o Grupo G com 25 pontos, mas a equipe dos Bálcãs ficou na frente pelo confronto direto - venceu por 3 a 1 em casa e empatou por 0 a 0 fora.
A Bósnia-Herzegovina se junta ao anfitrião Brasil, Japão, Austrália, Irã, Coreia do Sul, Estados Unidos, Costa Rica, Argentina, Colômbia, Bélgica, Rússia, Suíça, Alemanha, Itália e Holanda como equipes já garantidas na Copa do Mundo. Por enquanto, é a primeira estreante garantida no Brasil.
A Grécia vai jogar a repescagem europeia, contra adversário a ser ainda definido. Os gregos jogaram duas Copas até hoje, nos Estados Unidos (1994) e na África do Sul (2010). Eslováquia, Lituânia, Letônia e Liechtenstein chegaram à última rodada eliminados no grupo G.
- Já classificadas, Itália e Bélgica não passam de empates em casa
- Alemanha encerra participação com vitória por 5 a 3 sobre a Suécia
- Inglaterra vence Polônia em Wembley e confirma vaga
- Campeã mundial Espanha garante vaga no Brasil e manda França para repescagem
- Romênia e Islândia se classificam para a repescagem
- Rússia se classifica e empurra Portugal para a repescagem
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião