Em entrevista coletiva realizada neste domingo (8) pelo Real Madrid com alguns de seus jogadores que devem disputar a Copa do Mundo de 2014, o goleiro espanhol Iker Casillas disse não estar de acordo com a forma como é realizado o sorteio dos grupos do torneio.Casillas não poupou críticas aos critérios usados pela Fifa, como o de usar seu ranking para definir os cabeças de chave, o que acabou contribuindo para que Espanha e Holanda, finalistas da última Copa, na África do Sul, caíssem no mesmo grupo.
"Não se entende muito bem o sorteio, às vezes. Nós não decidimos. Não estou de acordo com a forma como o sorteio é executado", declarou o goleiro na coletiva, que também contou com Cristiano Ronaldo, Marcelo, Luka Modric, Karim Benzema e Ángel Di María.
O capitão da seleção espanhola e do Real Madrid também afirmou discordar do fato de o Brasil, cabeça de chave do grupo A, jogar na última rodada da primeira fase depois que o grupo B, de Espanha, Holanda, Chile e Austrália, já estiver definido.
"Cada grupo deveria terminar segundo a ordem que lhe correspondesse, mas não somos nós que tomamos as decisões", reclamou.
Casilllas também falou sobre o fato de a Espanha ser encarada como uma das favoritas - como disseram seus colegas de clube na coletiva - e as dificuldades que a "Roja" terá para defender o título conquistado em 2010. "Entendo que nos vejam como favoritos porque adquirimos esse direito pelo que ganhamos nos últimos anos, disse.
"Sabemos que vai ser muito difícil voltar a ganhar, porque todas as seleções querem ser campeãs do mundo, não só a Espanha. Nos últimos anos, todos os que enfrentaram a Espanha deram o máximo para nos ganhar. Vamos com a ideia de defender o título conseguido na África do Sul, de fazer as coisas o melhor possível para que o povo espanhol se orgulhe de sua seleção", acrescentou.
Casillas fez ainda um balanço do grupo no qual caiu a seleção espanhola. Elogiou o nível da Holanda e lembrou os últimos amistosos contra o Chile, nos quais a Espanha virou nos últimos minutos no primeiro e empatou no último minuto no mais recente.
"Foi um sorteio difícil, começaremos contra uma vice-campeã do mundo que fez uma campanha soberba nas Eliminatórias e depois vamos enfrentar o Chile, que sempre que enfrentamos tivemos problemas para ganhar", avaliou.
Mas apesar das dificuldades citadas e de lembrar um tropeço da Espanha na campanha rumo ao título em 2010, o goleiro se mostra otimista para o Mundial.
"Na África do Sul, perdemos o primeiro jogo, contra a Suíça, e foi uma hecatombe. Depois ganhamos de grandes seleções como Portugal, Alemanha e Holanda. Portanto, primeiro é preciso pensar no grupo, e depois veremos como serão os cruzamentos."
Deixe sua opinião