O astro Mario Mandzukic, do Bayern de Munique, fez um gol e foi expulso na sequência, mas ajudou a Croácia a vencer a Islândia por 2 a 0, em Zagreb, e carimbar o passaporte para mais uma Copa do Mundo.
Dos seis países criados após o fim da Iugoslávia, dois estarão no Brasil. A Bósnia-Herzegovina também conseguiu a classificação, de forma direta, ao vencer o seu grupo das Eliminatórias Europeias. Eslovênia, Macedônia, Montenegro e Sérvia foram eliminadas ainda na fase de grupos.
Esta foi a quinta vez que a Croácia participou das Eliminatórias como país independente e a quarta que conseguiu a classificação. Os croatas terminaram na terceira colocação na Copa do Mundo da França, em 1998, pararam na fase de grupos em 2002 (Coreia do Sul e Japão) e 2006 (Alemanha). Não conseguiram ir à África do Sul em 2010.
A seleção, atual 18.ª colocado do ranking mundial, tem como estrela Mandzukic, do Bayern de Munique. Nesta terça, depois do 0 a 0 na Islândia, o centroavante abriu o placar num lance de oportunismo, aos 27 minutos do primeiro tempo, pegando sobra na segunda trave. Mas, dez minutos depois, entrou de sola no joelho de um adversário e recebeu o vermelho direto.
A Islândia, que nunca jogou uma Copa do Mundo, tentou buscar o empate - que a colocaria no Mundial por causa do critério dos gols fora de casa. Mas sofreu o segundo gol, de Srna, aos 2 minutos da segunda etapa. Além do lateral, hoje no Shakhtar Donetsk, e o atacante do Bayern, a Croácia tem nomes de destaque no futebol europeu como Modric (Real Madrid), Rakitic (Sevilla), Perisic, Olic, (ambos do Wolfsburg) e Kovacic (Inter de Milão).
Projetos paralelos de poder de Janja e Dino podem dificultar a reeleição de Lula
De aborto a Gusttavo Lima: o que você perdeu enquanto estava curtindo as festas de fim de ano
Soldado de Israel em férias no Brasil vira alvo da PF e recebe apoio de Bolsonaro
Concessões e PPPs atraem R$ 372 bilhões em investimentos privados até 2029
Deixe sua opinião