• Carregando...
Presidente Dilma abraça Pelé, nomeado ontem embaixador honorário da Copa | Ueslei Marcelino / Reuters
Presidente Dilma abraça Pelé, nomeado ontem embaixador honorário da Copa| Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

Depois de dizer que "o Brasil corre um grande risco de se envergonhar se não fizer uma boa Copa", Pelé recebeu ontem da presidente Dilma Rousseff o título de embaixador honorário da Copa 2014.

Segundo o ministro Orlando Silva (Esporte), a presidente assinou um decreto criando a figura do embaixador da Copa. O ministro disse que Pelé poderá dar orientações ao governo sobre a Copa, representar o país em eventos e participar das interlocuções com os demais países participantes da Copa e também com a Fifa.

"Eu não poderia deixar de aceitar esse convite da nossa presidenta. Eu já faço isso desde quando nasci, desde a primeira Copa eu defendo e faço a promoção do Brasil. É uma responsabilidade muito grande", disse o ex-jogador.

Pelé citou indiretamente as críticas que o país tem recebido por problemas e atrasos nas obras da Copa, mas pediu confiança aos brasileiros. Em fevereiro, o ex-jogador criticou o andamento das obras para o Mundial de 2014.

"O Brasil corre um grande risco de se envergonhar se não fizer uma boa Copa. Os principais problemas são a comunicação e os aeroportos. O Brasil tem a obrigação de fazer uma boa Copa", afirmou, na ocasião. "[O atraso nas obras] não é só assunto de brasileiros. Conversei com o pessoal do [Michel] Platini [presidente da Uefa] e eles também estão preocupados."

Ontem, o ex-atleta pediu um voto de confiança. "Eu gostaria de pedir para todo o povo brasileiro que acreditasse; porque estava meio confuso, meio em dúvida, alguns problemas que nós tivemos aqui e que a gente sabe ainda das condições, mas que podemos acreditar porque a presidente disse que vai fazer todo o esforço e espero que a gente entregue bem essa Copa".

E completou: "Depois de todo o trabalho que fizemos para conseguir essa Copa acho que a gente também tem obrigação de fazer uma boa administração. Agora essa administração será feita com todos os brasileiros, com 190 milhões de brasileiros, e todos ficaremos orgulhosos de entregar bem essa Copa."

Pelé disse que o futebol ajudou o Brasil a ser reconhecido. "Quando cheguei na Suécia em 58 ninguém sabia onde era Brasil. Nós enaltecemos o nome do Brasil, fizemos com que o mundo conhecesse o Brasil e independentemente da parte de futebol."

O ministro disse que a escolha de Pelé é um reconhecimento. "É uma homenagem ao Pelé por tudo que ele fez e faz pelo esporte, pelo Brasil. A presidente acredita que pela força da imagem doPelé, pela historia do Pelé, ele seria a melhor face da Copa de 2014."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]