Rennan Stelle participou da organização do COP8 e tirou muitas lições do trabalho| Foto: Marco André Lima/Gazeta do Povo

Cronograma

A expectativa da Fifa é reunir 18 mil voluntários, tanto para a Copa do Mundo quanto para a das Confederações, em 2013.

Inscrição

A inscrição para os dois eventos esportivos deve começar no final deste ano e prosseguir durante o primeiro semestre de 2012. Os interessados poderão se cadastrar pelo site www.fifa.com/worldcup

Seleção

O processo de escolha dos voluntários para a Copa das Confederações começará no início do ano que vem e seguirá até o segundo semestre. Já a seleção para a Copa deve começar no final de 2012 e seguir até o segundo semestre de 2013.

Treinamento

A capacitação dos voluntários para a Copa das Confederações se dará nos primeiros meses de 2013.

Os que atuarão na Copa serão treinados um ano depois, nos primeiros meses de 2014.

CARREGANDO :)

Para a organização local e defensores da Copa do Mundo, a disponibilidade do curitibano para atuar como voluntário em grandes eventos já foi comprovada cinco anos atrás, durante a 8.ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP8) e 3.ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (MOP3). O megaencontro ambiental da ONU reuniu na capital paranense 4 mil participantes de 173 países.

Publicidade

Rennan Stelle, que na época ainda era acadêmico de Relações Internacionais, foi um dos cerca de 5 mil voluntários que se colocaram à disposição para auxiliar a organização do COP8, tanto no próprio centro de eventos quanto em áreas externas, como Aeroporto Afonso Pena, Rodoferroviária e pontos turísticos. A participação foi maior do que o esperado: inicialmente, 3 mil voluntários eram aguardados. A maioria, assim como Stelle, saiu das universidades.

"Na faculdade, estudamos muito sobre a ONU e sempre houve uma curiosidade sobre os projetos e a dinâmica das atividades promovidas pelo órgão. E, justo naquela época, também debatíamos questões sobre o meio ambiente. Então, o interesse em participar foi imediato", relata.

Mais conhecimento

Stelle atuou no aeroporto, recepcionando, com outros colegas, ministros e representantes de diversas delegações estrangeiras. O objetivo era fornecer orientações iniciais e tirar dúvidas sobre hotéis, transportes e a cidade. "O mais interessante foi ver de perto a dinâmica do evento e descobrir os principais obstáculos que as pessoas que vêm de fora encontram aqui."