A torcida garantiu ao Brasil o recorde possível nas arquibancadas. Com 3.429.873 fãs, a Copa de 2014 alcançou média de público de 53.592 pessoas. O registro fica atrás apenas da imbatível marca que até hoje pertence ao Mundial de 1994, nos gigantes palcos norte-americanos, cuja média chegou a 68.991 torcedores. Um reinado absoluto pelo menos até a Copa da Rússia daqui a quatro anos.
Há 20 anos, os organizadores usaram nove estádios da NFL e da NCAA (entidades das ligas profissional e universitária de futebol americano). Entre eles, o Giants Stadium, com capacidade para 80 mil pessoas. A final foi disputada no Rose Bowl, o maior dos estádios do torneio, para 100. 000 torcedores.
A edição de 2006, na Alemanha, teve média de 52.491 pessoas por partida, terceira maior dentre as 20 do torneio e que foi ultrapassada ainda nos jogos das quartas de final.
Impressionante também foi o sucesso televisivo. Os jogos iniciais da competição registraram recordes de audiência em diversos países, como França, Holanda, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido. No Brasil, a abertura da Copa teve o maior número de telespectadores em uma transmissão esportiva em 2014: 47,4 milhões.
Com 24,7 milhões de telespectadores, o jogo entre EUA e Portugal foi a partida de futebol mais vista na história da TV americana, superando até os confrontos das finais da NBA e a média das decisões de beisebol no ano passado.
O massacre da Alemanha de 7 a 1 no Brasil também bateu recorde de audiência na TV alemã. A outra semifinal, vencida nos pênaltis pela Argentina, foi vista por 9,1 milhões na Ned 1 maior registro de audiência para qualquer tipo de programa de televisão na Holanda.
A Copa do Brasil foi também a mais conectada da história. Segundo a Fifa, antes das semifinais, mais de 20 milhões de usuários únicos já haviam assistido a cerca de 15 milhões de horas de conteúdo somente por meio das soluções de serviços multimídia da entidade.
"Esta Copa do Mundo da Fifa é o maior evento esportivo multimídia da história, e mais do que nunca assistiram aos jogos e aos melhores momentos pela internet", declarou o diretor da Fifa TV, Niclas Ericson.
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