Fonte nova fica para o dia 8
Prevista para ontem, a solenidade de entrega da Arena Fonte Nova, em Salvador, foi adiada para o dia 8. Prestes a ser o terceiro estádio a ficar pronto para a Copa de 2014, o local teve o seu prazo de término prorrogado para a finalização de obras entre elas as de acesso à praça esportiva. A informação foi confirmada pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, que disse querer evitar uma repetição do que ocorreu no Mineirão, criticado por ter aberto as portas ainda incompleto. "Só coloco a minha assinatura (recebendo o estádio) quando eu puder dizer que a bola pode rolar", resumiu.
Em termos de estrutura, Curitiba tem ligeira vantagem em relação às outras cidades do estado para abrigar equipes na Copa do Mundo de 2014. Segundo o catálogo organizado pelo Comitê Organizador Local (COL), ainda em fase de produção, a capital paranaense ocupa o topo da lista dos aprovados tanto em hotel, quanto em centro de treinamento neste caso, porém, empatada com Londrina.
Dos 30 itens analisados no quesito hospedagem, o Hotel Slaviero Rockefeller Conceptual (abreviado como Curitiba II) passou em 24. Em se tratando dos campos de treinamento de seleção (CTSs), o principal trunfo curitibano é o CT do Caju (Curitiba I), que agradou em 26 dos 32 pontos avaliados. A SM Sports, em Londrina, também teve o mesmo desempenho, mas a propriedade do Atlético é a única que apresenta alojamento e campos para as atividades físicas no mesmo terreno.
"Esses itens servem para dar um indicativo às delegações", explicou o gerente geral de competição e serviço das equipes do Comitê Organizador da Copa do Mundo, Frederico Nantes.
Ao todo, o COL observou 354 CTs inscritos, dos quais apenas 70 receberam aval e constam na atualização do catálogo. Do Paraná, cinco ganharam o "selo de qualidade": Caju (Curitiba I) e Estádio Durival Britto e Silva (Curitiba II); SMS Sports, em Londrina; Estádio Willie Davids, em Maringá; e Estádio Olímpico, em Cascavel.
Outro ponto que poderia pender a favor de Curitiba é o fato de a cidade receber jogos do Mundial na primeira fase. Esse possível trunfo, no entanto, pode não ter tanto peso assim na escolha das equipes estrangeiras que vierem a se estabelecer no Paraná.
"São clientes para todos os gostos", garantiu Nantes. "Temos todos os tipos de solicitações: são países que querem ficar no centro, outros querem ficar mais afastados. Uns preferem ficar no interior, desde que o aeroporto seja próximo."
Na prática, porém, a capital paranaense já começa a ser cotada para abrigar os visitantes. O comitê recebeu 15 confederações e apresentou 37 cidades, Curitiba foi uma das apontadas.
O catálogo final só será fechado em novembro. Até maio, cidades que estão fora do caderno poderão se inscrever. Segundo o secretário estadual de Assuntos da Copa, Mario Celso Cunha, Foz do Iguaçu tem boas chances de ser a sexta cidade paranaense na disputa para ser um CTSs. "Temos referências muito boas para inscrevermos Foz do Iguaçu", declarou. O secretário confirmou que vai tentar inscrever outras três cidades: Ponta Grossa, Paranaguá e Arapongas.
Para os organizadores de Foz do Iguaçu, a entrada do município na lista é certa. "Foz vai participar", afirmou o presidente do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu). "Apesar de entrarmos tarde, temos todas as chances de estar na lista final".
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião