• Carregando...
Arena da Baixada terá de ser entregue à Fifa no dia 15 de maio | Henry Milléo / Gazeta do Povo
Arena da Baixada terá de ser entregue à Fifa no dia 15 de maio| Foto: Henry Milléo / Gazeta do Povo

Curitiba foi mantida como sede da Copa do Mundo de 2014, mas terá de renovar diariamente a confiança da Fifa de que a Arena da Baixada estará totalmente pronta no dia 15 de maio. Em todas as manifestações dentro do Seminário das Equipes, encerrado ontem, em Florianópolis, dirigentes da entidade e o governo federal deixaram claro que o cronograma não tem margem para novos atrasos. O que deixa a cidade sob uma "confiança desconfiada", como definiu o ministro Aldo Rebelo.

INFOGRÁFICO: Veja os ingressos que estão esgotados

"Foi uma semana importante. Finalmente confirmamos Curitiba como cidade-sede. Lá e em Porto Alegre ainda há muito trabalho para fazer na parte de fora, para projetos de TI, centro de mídia", enumerou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.

Assegurar a estrutura necessária para o desenvolvimento dos projetos de TI e para a transmissão dos jogos será o foco principal do trabalho de Man Gil Shin, coordenador-geral da Fifa para a sede de Curitiba. Na sua primeira visita ao estádio, na quinta-feira, ele reforçou essa urgência. A Fifa, o Comitê Organizador Local (COL) e o governo federal manterão acompanhamento.

"Um mês atrás, o quadro era de exclusão e exigiu de nós uma intervenção para mudar o rumo. Felizmente houve sucesso. O desafio agora é manter o ritmo até o fim. Qualquer relaxamento disso…", afirmou o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes, em entrevista ao blog Bastidores F.C., do GloboEsporte.com.

Fernandes relatou que um alerta para que Atlético, governo do estado e prefeitura de Curitiba ajustassem a condução da obra foi dado em dezembro, no sorteio dos grupos. Como em janeiro não foi detectado avanço, optou-se pela intervenção que criou um comitê gestor para a reforma, melhorou o fluxo financeiro e pôs mais operários no canteiro.

"O Atlético adotou um modelo diferente das outras 11 sedes. Pulverizou as obras em vez de ter um integrador com capacidade de fluxo de caixa para cobrir um eventual atraso. As outras obras, quando tiveram algum atraso, a integradora garantiu fluxo de caixa e depois foi reposto. O Atlético não tinha", explicou Fernandes.

Agora, o papel do integrador foi assumido pelo governo estadual. A Fomento Paraná vai liberar dinheiro para a obra de acordo com a necessidade, recurso que será resposto quando o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), autorizar o crédito de R$ 250 milhões solicitado pelo estado, dos quais R$ 65 milhões para o estádio.

Além de Curitiba, São Paulo, Porto Alegre e Recife preocupam a Fifa. Na capital paulista o problema é o atraso no Itaquerão, que estará pronto somente dia 15 de abril. Em Porto Alegre, a dificuldade é com o tempo curto para a instalação das estruturas complementares.

A capital pernambucana preocupa por causa da decisão de não organizar a Fan Fest, obrigação assumida no contrato de cidade-sede. Ontem, o diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, reafirmou que Recife responderá judicialmente caso não volte atrás.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]