Os torcedores que forem de carro aos jogos da Copa do Mundo de 2014 em Curitiba poderão pegar ônibus entre os estacionamentos da Unicuritiba e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR) e a Arena da Baixada. O serviço estará disponível apenas para aqueles que optaram por deixar o carro nesses dois locais na hora de comprar o ingresso - e por isso essas pessoas não terão que pagar nova tarifa no momento do embarque.

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Veja a lista das linhas de ônibus que serão criadas ou reforçadas para a Copa

O estádio da capital paranaense será palco de quatro jogos do Mundial durante a primeira fase da competição.

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Serão três linhas que sairão dos estacionamentos dos câmpus das duas entidades, que ficam no bairro Rebouças, e levarão os torcedores até a Arena da Baixada, no bairro Água Verde. As linhas especiais se chamarão Unicuritiba 1, Unicuritiba 2, e PUC-PR e vão levar torcedores aos estádios e trazê-los aos estacionamentos, ao fim das partidas.

O sistema de leva e trás é chamado de Park and Ride (estacionamento e carona, na tradução literal para o português). Além dos clientes do evento que compraram ingresso com estacionamento, as pessoas indicadas pela Fifa, como técnicos e jornalistas, também poderão utilizar o serviço.

Transporte coletivo convencional será reforçado

A Urbs estima que nos dias de jogos da Copa do Mundo até 27 mil passageiros por hora vão à região da Arena da Baixada nos dias de jogos do Mundial em Curitiba. Para dar conta desse volume, um programa especial foi feito pela Urbs e já foi entregue ao Comitê Organizador Local (COL).

Duas linhas especiais - com cobrança de passagem - serão criadas: Aeroporto/Boqueirão e Circular Copa.

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Ao público da Fan Fest, haverá ainda uma linha especial que sairá da Praça Tiradentes e irá até o Parque Barigui. Além disso, será promovido reforço de cinco linhas do Expresso (BRT) e dos interbairros I e II, num total de 146 viagens por hora. O esquema especial vai operar nos dias 16, 20, 23 e 26 de junho.

A Urbs completou que vai ampliar o número de fiscais do transporte coletivo, mas não detalhou o número que vai atuar durante o Mundial. Conforme a empresa, o maior número de trabalhadores vai tornar mais ágil a atuação do Centro de Controle Operacional (CCO), que terá condições de liberar e substituir ônibus ou promover alterações de rota rapidamente, se necessário. Agentes também irão promover bloqueios de trânsito em ruas próximas ao estádio e desvios a serem feitos por ônibus. Não haverá bloqueio nas canaletas do sistema Expresso.

Linhas especiais (sem cobrança de passagem*)

Unicuritiba1: terá oito ônibus articulados que vão trafegar em faixa exclusiva com frequência aproximada de quatro minutos nos horários de maior movimento e operação especial na saída do estádio, podendo ter a saída de um ônibus por minuto.

Unicuritiba2: terá cinco ônibus do tipo comum, também em faixa exclusiva, com freqüência aproximada de cinco minutos, podendo chegar a um ônibus a cada dois minutos no horário de saída do estádio.

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PUCPR: será feita por seis ônibus do Sistema Integrado de Transporte do Ensino Especial (Sites), sendo três deles adaptados para transportar até dez cadeirantes e outros três em condições de transportar até cinco cadeirantes.

*O serviço disponível apenas para quem que optou por deixar o carro nesses locais na hora de comprar o ingresso.

Linhas extras (cobrarão passagem)

Aeroporto/Boqueirão: vai fazer a integração do aeroporto com o Eixo Boqueirão, possibilitando acesso à Estação Getúlio Vargas, a um quilômetro do estádio; e à região central da cidade, com paradas no Shopping Estação e na Praça Carlos Gomes. A projeção é de até dez viagens por hora.

Circular Copa: vai passar pela região central, nos moldes do Circular Centro, mas fazendo a ligação com o estádio. Ao contrário do Circular Centro, que opera com microônibus, a Circular Copa terá ônibus do tipo comum, com 80 lugares e capacidade para, se necessário, ter até um ônibus a cada dois minutos.

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Reforço

Executivo Aeroporto e Ligeirinho Aeroporto: as duas linhas de ônibus que já atendem o aeroporto (Executivo Aeroporto e ligeirinho Aeroporto) também serão reforçadas para garantir o atendimento de até mil pessoas por hora. Em dias normais, Executivo Aeroporto e ligeirinho Aeroporto atendem 450 passageiros por hora.

Cinco linhas do Expresso (BRT) e dos interbairros I e II, num total de 146 viagens por hora também serão reforçadas. O esquema especial vai operar nos dias 16, 20, 23 e 26 de junho.