Belo Horizonte servirá como base para duas seleções na Copa do Mundo do ano que vem, que será disputada no Brasil. Depois de a Argentina confirmar que ficará na Cidade do Galo, na capital mineira, o Chile anunciou nesta quarta-feira a Toca da Raposa II como local para os treinamentos de sua equipe ao longo do Mundial.
O Cruzeiro, dono do CT, confirmou a escolha. A seleção chilena já utilizou as instalações da Toca da Raposa II em 2013, em abril, quando foi a Belo Horizonte disputar um amistoso com o Brasil, no Mineirão, que terminou empatado em 2 a 2. A opção do Chile foi bastante comemorada pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia.
"A escolha demonstra, mais uma vez, o preparo e as boas condições da infraestrutura oferecida em nossa capital para hospedar as grandes seleções que virão ao Brasil. Não somente os centros de treinamento e campos oficiais estão mais do que qualificados para receber os principais times do mundo, mas também a infraestrutura viária e turística, o aparato de segurança pública e a localização estratégica fazem de nosso estado um dos destinos mais atrativos para as equipes e visitantes durante o Mundial", disse.
O secretário de estado extraordinário da Copa do Mundo, Tiago Lacerda, anunciou que a capital mineira já prepara um reforço de capacitação em língua espanhola para trabalhadores da cidade, já que receberá duas seleções da América do Sul. Ele também comentou a importância da escolha de argentinos e chilenos para Belo Horizonte.
"É uma grande vitória para Minas Gerais ter duas seleções sul-americanas, Argentina e Chile, numa Copa a ser realizada na América do Sul. Essas escolhas vão trazer muitos benefícios turísticos, econômicos e de promoção internacional do estado. Tudo isso mostra que nossa preparação para receber as seleções teve êxito em termos de logística, estrutura e de segurança. Temos ainda que agradecer aos clubes que também vão se beneficiar com a chegada dessas seleções", destacou.
A seleção chilena está no Grupo B da Copa do Mundo, ao lado de Espanha, Holanda e Austrália. Na primeira fase, a equipe de Jorge Sampaoli enfrentará os australianos, dia 13 de junho, em Manaus, os espanhóis, dia 18, no Rio, e os holandeses, dia 23 em São Paulo. Caso passem de fase, podem ser adversários da seleção brasileira nas oitavas de final.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink