1 Apito amigo japonês: Logo na abertura da Copa, muita polêmica. Brasil e Croácia empatavam por 1 a 1, quando o árbitro japonês Yuichi Nishimura marcou um pênalti inexistente em Fred. A seleção virou o jogo e, no fim, venceu por 3 a 1. O resultado deixou os croatas revoltados.
2 O peixinho de Van Persie: A Espanha estava tranquila, vencia a Holanda por 1 a 0 na estreia quando o holândes Van Persie recebeu um longo lançamento e se atirou sem medo. O peixinho deu certo, encobriu Casillas e abriu caminho para a vitória esmagadora por 5 a 1 dos holandeses.
3 Castelazo: A Costa Rica, em teoria, seria o saco de pancadas do Grupo da Morte. O time saiu perdendo para o Uruguai na estreia, no Castelão, mas virou e venceu com autoridade: 3 a 1. Os gigantes Itália e Inglaterra que se cuidem.
4 Cadê o hino?: Um falha no sistema de áudio do Beira-Rio impediu a execução dos hinos na partida entre França e Honduras. Ainda no duelo, pela primeira vez, a tecnologia para detectar se a bola ultrapassou ou não a linha do gol foi usada. O segundo gol francês foi validado graças ao recurso.
5 Müller em dia de CR7: Quem esperava por um show do melhor do mundo Cristiano Ronaldo diante da Alemanha, viu Thomas Müller assumir o protagonismo. O atacante alemão marcou três vezes na goleada por 4 a 0 e ainda motivou a expulsão do zagueiro Pepe, ainda no primeiro tempo.
6 Messi e o Maracanã: O craque argentino passou em branco na Copa de 2010. No Brasil, ele mostrou que a história será diferente. Logo na estreia contra a Bósnia marcou um golaço no Maracanã, passando por três defensores. Foi o segundo na vitória dos hermanos por 2 a 1.
7 Sem futebol na Baixada: Irã e Nigéria fizeram o primeiro jogo de Copa de Mundo na Arena da Baixada, em Curitiba. Público empolgado nas arquibancadas, mas em campo faltou futebol. O empate por 0 a 0 coroou o pior jogo do Mundial até o momento.
8 O paredão Ochoa: Brasil e México inauguraram a segunda rodada do Mundial e o goleiro Ochoa foi o grande personagem do duelo em Fortaleza. O mexicano, que está sem clube, fez quatro defesas espetaculares que garantiram o 0 a 0.
9 Frango russo: O goleiro Akinfeev, da Rússia, já havia rebatido três bolas para frente no duelo contra a Coreia. Os asiáticos começaram a arriscar mais e num chute de longe de Lee Keun-Ho o russo deixou a bola escapar, engolindo um frangaço. Pelo menos, os europeus conseguiram igualar o jogo.
10 Adeus tiki-taka: A melhor geração espanhola de todos os tempos deu adeus à Copa já na segunda rodada. Após ser humilhada pela Holanda, nova derrota, desta vez para o Chile, no Maracanã. Restou aos espanhóis um amistoso de luxo contra os também já eliminados australianos na última rodada, na Arena da Baixada.
Áudios de militares podem inocentar Bolsonaro de suposto golpe de Estado?
Lula estreita laços, mas evita principal projeto da China; ideia é não melindrar os EUA
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
A postura “lacradora” do Carrefour na França e a reação do agro brasileiro