Jardim Botânico será ums dos chamarizes da comissão curitibana para atrair a atenção da Fifa| Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo

Estádio

Procurador ameaça embargar obra do Maracanã para a Copa

O procurador da República Mauricio Andreiuolo afirmou ontem não estar "convencido de que foi correta" a autorização do Iphan para o início da reforma no Maracanã. Com isso, o procurador deve entrar com uma ação para embargar a obra. Andreiuolo promoveu ontem uma audiência pública com a presença de Carlos Fernando de Souza, superintendente estadual do Iphan, e Ícaro Moreno, presidente da Emop, empresa estadual responsável pelas obras.

O evento discutiu se a decisão do Iphan de permitir que a cobertura do Maracanã seja demolida não contraria o tombamento do estádio. "A conclusão é que existe uma dúvida se o Iphan agiu corretamente ou não dentro do procedimento legal. Há indícios de que o órgão autorizou mal a realização dessa obra", disse o procurador.

Para o superintendente do Iphan, a obra não altera o tombamento do Maracanã e, mais importante do que manter as feições originais, é a arena receber a Copa.

O governo do Rio decidiu substituir a cobertura para cumprir uma exigência da Fifa. O presidente da Emop disse não temer um embargo das obras, a não ser por atrasos que ele possa trazer.

Folhapress

CARREGANDO :)

A foto do Jardim Botânico vai estampar o estande de Curitiba, a par­­tir de amanhã, na Marina da Gló­­ria, durante a apresentação das cidades sedes da Copa do Mundo de 2014, aos cerca de dois mil participantes esperados no sorteio das Eliminatórias do Mundial, sábado – uma série de e­­ven­­tos começou ainda na terça-fei­­ra.

Estão confirmadas as presenças do prefeito da capital, Luciano Ducci; do secretário municipal de Esporte Lazer e Juventude, Marcello Richa; do secretário de Cu­­­­­ri­­­­tiba para Assuntos da Copa, Luiz de Carvalho, e do representan­­te do estado para o Mundial, Mário Celso Cunha. O sorteio é o pontapé inicial do Mundial do Brasil.

Publicidade

Cada cidade tem o direito a ocupar um pequeno espaço na Marina da Glória, um dos cartões postais do Rio, para apresentar detalhes da sede. A Fifa limitou a entrega de um fôlder e um brinde por subsede. Além de um pin (broche) com a logomarca da Copa na cidade, os organizadores vão distribuir um fôlder em papel e ainda presentear alguns convidados com pendrives em forma de pinhão, com vídeos, fotos e outras informações sobre a capital. O valor do presente é de cerca de R$ 30, se comparado a similares no mercado.

O Comitê Organizador Local (COL) considera a apresentação das cidades como uma oportunidade de aproximação com os representantes das 106 confederações internacionais presentes – que iniciam as Eliminatórias, mas apenas 31, além do Brasil, estarão na Copa. A ideia é mostrar argumentos que possam convencer as seleções a escolher a cidade como espaço de preparação.

A possibilidade do aumento de cinco para sete no número de subsedes da Copa das Con­­federações em 2013, animou os envolvidos na organização da Copa em Curitiba, que começaram a chegar ainda na quarta-feira à noite no Rio de Janeiro – agora com outro status.

A jornalista viajou a convite do Itaú, patrocinador da Copa 2014.