Para que a Copa do Mundo de 2014 traga um legado para o esporte de Curitiba foi apresentado nesta terça-feira (11) na Câmara de Vereadores o plano "Curitiba: Esporte é Mais", que faz parte do projeto "Cidades da Copa". A iniciativa é uma união entre instituições privadas, públicas e o terceiro setor (ONGs e sociedades preocupadas com causas sociais) iniciada há quatro meses e que teve as metas apresentadas para os vereadores.
"A nossa intenção é que toda a sociedade curitibana fosse provocada para pensar o esporte como um direito de todos, sem distinção de idade. Temos que lutar por este direito e não para que o esporte tenha uma visão assistencialista ou corretora de outros problemas sociais", explica Rodrigo Barp, coordenador dos projetos esportivos do Complexo Pequeno Príncipe e que participa do projeto.
A primeira meta anunciada na Câmara dos Vereadores nesta terça-feira é fazer um diagnóstico do esporte na capital, com um mapeamento dos equipamentos públicos e dos programas e projetos mantidos pelos três setores. "Graças à ajuda da secretaria de Esportes, Lazer e Juventude de Curitiba já temos um volume satisfatório de informações para ter uma base", conta Barp.
A segunda meta do plano é fomentar a prática esportiva para todos, com um incremento em 15% em eventos e projetos esportivos. Já a terceira meta do grupo é qualificar a formação de professores de educação física, voluntários e agentes esportivos e, em seguida, ampliar os recursos por meio de lei de incentivo municipal e melhorar a sua utilização, entre outras ações. Com a divulgação continuada dos projetos e programas de prática esportiva, a ideia é aumentar a participação da comunidade em 5% ao ano.
A iniciativa é idealizada pela ex-jogadora de vôlei Ana Moser, que preside o Instituto Esporte Educação (IEE) e também esteve na Câmara dos Vereadores,e tem a chancela da Unicef. "A instauração de um comitê do legado social da Copa do Mundo em Curitiba, que inclui 21 entidades- e está aberta para novas participações- foi mais um passo. Esperamos ter um avanço significativo até o Mundial", disse Barp.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas