O prefeito Gustavo Fruet (PDT) anunciou ontem que o secretário de urbanismo, Reginaldo Cordeiro, irá comandar a Secretaria Municipal para Assuntos da Copa do Mundo.
Ele foi escolhido por sua atuação como vice-presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), quando comandou até o fim de 2012 a Comissão de Inspeção dos Estádios do Paraná.
O fato de a pasta do Urbanismo ser a responsável por assuntos referentes ao Mundial também endossou a escolha.
Seria exatamente Cordeiro, antes mesmo da definição de quem assumiria a gestão da Copa na capital, o responsável por gerenciar a execução de obras particulares, caso da Arena da Baixada, e por controlar e liberar os títulos de potencial construtivo crédito virtual concedido pelo município para se construir imóveis acima do tamanho estabelecido pela legislação municipal ao Atlético.
"O Gustavo [Fruet] achou melhor reduzir os custos de uma nova secretaria. Além disso, essa decisão é considerada politicamente adequada devido à minha ligação com a Federação, a CBF e à minha qualificação em relação aos estádios", disse o engenheiro civil, que continuará recebendo apenas um pagamento, apesar do acúmulo de funções.
Em nota no site da Prefeitura, Fruet explicou a escolha: "Esta é uma solução econômica e caseira, valorizando o nosso quadro técnico. O Reginaldo irá nos ajudar na atuação conjunta com a Confederação Brasileira de Futebol [CBF] e a Federação Paranaense de Futebol. Nós já comunicamos sua indicação ao presidente da CBF, José Maria Marín", disse.
Sobre uma possível fusão entre os dois órgãos, Cordeiro descartou a hipótese. "Eu usarei minhas atribuições como engenheiro e secretário do urbanismo para influenciar e auxiliar no trabalho da secretaria da Copa. Mas as estruturas continuam as mesmas". Hoje haverá uma reunião com a Secretaria de Governo Municipal para definir os funcionários que irão trabalhar na pasta.
Segundo Cordeiro, sua primeira ação será uma avaliação dos projetos em andamento.
O gestor promete pedir um cronograma e um relatório técnico-financeiro ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), à Secretária de Obras Públicas (responsáveis pelas obras que compõem o PAC da Copa), ao Instituto Municipal de Turismo (sobre os leitos da rede hoteleira da cidade) e à Fundação Cultural de Curitiba (organizadora da Fan Fest, evento público da Fifa que será realizado no Parque Barigui).
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares