O governador da Bahia, Jaques Wagner, anunciou nesta quarta-feira (27) que o evento de inauguração da Fonte Nova acontecerá no dia 5 de abril. De acordo com ele, a presidente Dilma Rousseff estará presente no estádio de Salvador para participar da entrega oficial da obra da arena - como fez no Castelão, em Fortaleza, e no Mineirão, em Belo Horizonte, os dois primeiros estádios entregues para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.
Inicialmente, o evento aconteceria no dia 18 de março, mas precisou ser adiado por causa da viagem da presidente ao Vaticano para a posse do papa Francisco. A partida inaugural da Fonte Nova, o clássico entre Bahia e Vitória, segue mantida para 7 de abril.
"Este será o primeiro estádio que saiu do zero, que foi totalmente reconstruído a ser inaugurado. É um presente para Salvador", disse Wagner durante o quarto encontro de alinhamento e integração dos planos operacionais para a Copa das Confederações, realizado em Salvador.
Nessa reunião, o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, disse que o perímetro que circunda a Fonte Nova está em estudo para que sejam definidas as intervenções necessárias. "Vamos apresentar um plano de transporte e trânsito para organizar a cidade, incluindo um sistema diferenciado de transporte público. Faremos testes nos dois ´Ba-Vi´s que teremos em 7 de abril e no dia 28. A partir disso vamos refinar o plano para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo", disse.
Segundo o secretário extraordinário de Copa da Bahia, Ney Campello, os dois viadutos de acesso à arena que vão diretamente ao estacionamento do estádio, sendo que um será usado para a chegada de torcedores e outro para a saída, serão entregues na próxima semana.
"Já as quatro rotas de acesso de pedestres que também estão no conjunto de obras previstas para o entorno do estádio serão entregues para 2014. Uma delas, inclusive, vai ligar o terminal de passageiros do porto de Salvador diretamente à Fonte Nova", afirmou.
A mesma reunião já foi realizada em Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife. Depois de Salvador, o evento acontecerá em Belo Horizonte, no dia 2 de abril, completando as seis sedes da Copa das Confederações. Nas reuniões, estão sendo conferidos aspectos da logística do torneio, como mobilidade urbana, segurança, acessibilidade, controle de ingressos, aeroportos, acomodações, telecomunicações, energia e vigilância sanitária, aspectos decisivos para o êxito da competição.
A Fonte Nova vai receber três jogos da Copa das Confederações: Uruguai x Nigéria (20 de junho), Brasil x Itália (22 de junho) e disputa do terceiro lugar do torneio (30 de junho). Na Copa do Mundo de 2014, seis partidas serão disputados em Salvador.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas