O Maracanã vai ter seu primeiro jogo após a reforma na segunda quinzena de abril. Indo contra relatos que apontavam novo atraso nas obras, a Secretaria de Obras do Estado do Rio e a Emop (Empresa Estadual de Obras Públicas) reafirmaram nesta quinta-feira (10) que o estádio estará pronto em 15 de abril, como divulgado pela Fifa em novembro.
Serão dois jogos de teste - um em abril e outro em maio - antes da entrega para a gestão da Fifa, prevista para acontecer no dia 24 de maio, já para a realização da Copa das Confederações, que será disputada entre 15 e 30 de junho.
Esses dois jogos vão apontar possíveis falhas no estádio, a tempo de que os ajustes necessários sejam efetuados antes da Copa das Confederações, cujo primeiro jogo no Maracanã acontecerá no dia 16 de junho, entre México e Itália.
A data de 24 de maio está prevista em contrato e trata-se do período de 20 dias em que a Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) assumem o controle do estádio para a implementação de medidas operacionais.
"No mês de abril estarão finalizadas as obras internas, incluindo arquibancadas [cadeiras], cobertura, gramado, vestiários, bares, pisos, banheiros, camarotes, além das obras intramuros, de iluminação e pavimentação, gradis e bilheterias. A obra completa possibilitará o primeiro evento-teste, também em abril, e um segundo, no mês de maio", explica a nota da Emop.
No entanto, desde 2011 os responsáveis pela obra de adequação do Maracanã para a Copa de 2014 estipulavam que no dia 28 de fevereiro o estádio estaria pronto para ser inaugurado. Tal previsão foi mantida até agosto do ano passado, quando ainda se prometia que a nova cobertura seria completamente erguida até novembro. Mas a lona ainda não foi içada.
O cronograma previa o começo do trabalho de colocação da estrutura necessária para a instalação da cobertura em outubro, mas só foi feito no fim do ano passado. A assessoria de comunicação da Emop informou agora que a nova cobertura será erguida entre os dias 15 e 18 de janeiro, no que é chamado pelos engenheiros de "big lift".
A Emop também garantiu que em 28 de fevereiro o Maracanã - o estádio em si, sem contar sua área externa - estará muito próximo de 100% de conclusão.
Em nota, a Fifa também se manifestou sobre as obras no Maracanã: "O prazo - fim de maio de 2013 - é relativo à entrega do estádio à Fifa e ao COL. Esta data não foi modificada e é padrão para as seis sedes da Copa das Confederações, conforme contrato assinado em 2007. No dia 8 de novembro (...), o prazo de conclusão das obras foi estendido de dezembro de 2012 para 15 de abril de 2013. (...) Desde então, esse prazo permanece o mesmo".
Além das obras intramuros, o complexo do Maracanã vai sofrer outras intervenções. O Parque Aquático Julio de Lamare e o Estádio de Atletismo Célio de Barros serão demolidos para a construção de estacionamentos, lojas, restaurantes e salas comerciais. Obras que serão de responsabilidade do consórcio que vencer o processo de concessão do Maracanã. A versão final do edital será lançada no fim do mês, e as empresas interessadas terão 45 dias para submeter suas propostas. Tais reformas não estão previstas para a Copa das Confederações e precisam ser finalizadas antes da Copa do Mundo, em junho de 2014.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Deixe sua opinião