Apesar de considerar a apresentação sobre as obras do Recife positiva, o comitê da Fifa responsável pela Copa do Mundo de 2014 no Brasil informou que vai aguardar até novembro para confirmar a cidade como uma das sedes da Copa das Confederações de 2013, evento-teste para o Mundial.
Um relatório sobre as obras na capital pernambucana foi apresentado à Fifa nesta quarta-feira (26) pelo Comitê Organizador Local (COL), em Zurique, na Suíça. O presidente da CBF, José Maria Marin, estava presente no encontro.
Recife, inclusive, será alvo de uma inspeção técnica da entidade em outubro para averiguar se realmente vai ter condições de receber o torneio.
A Fifa ainda teme anunciar as seis cidades, com tabela definida, e ter de mudar posteriormente, mas a garantia de que o estádio estará de pé vai fazer com que Recife seja confirmada. Além da capital pernambucana, as outras cidades que receberão o torneio em 2013 são Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo Horizonte e Salvador.
O prazo para os estádios ficarem prontos é março do ano que vem. De acordo com a apresentação do COL, Recife está com mais de 60% do estádio finalizado. O ritmo mensal das obras aumentou em 6% para concluir o trabalho no prazo estipulado pela Fifa.
"O Comitê está otimista com relação a inclusão de Recife. O avanço é grande", disse Ricardo Trade, diretor operacional do COL.
O Comitê também apresentou à Fifa um relatório sobre o andamento das obras nos demais estádios da Copa de 2014. Na avaliação da entidade, não há nenhuma arena em situação crítica, inclusive Natal, que estava com as obras atrasadas.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou