Funcionários da Arena Fonte Nova trabalham na cobertura danificada por causa da chuva em Salvador| Foto: Marco Aurélio Martins / Agência A Tarde / Folhapress

Consórcio atribui incidente a erro humano

O consórcio que administra a Arena Fonte Nova atribuiu a um "erro humano" o acidente que causou o rompimento de uma das 36 membranas que recobrem a cobertura do estádio de Salvador.

Segundo o diretor de engenharia do consórcio Fonte Nova Negócios e Participações, José Luís Góes, houve um recente processo de checagem da cobertura, por causa da chuva que vem caindo desde o mês passado sobre a cidade, e algum funcionário enrolou um pedaço da lona que faz o escoamento da água.

O procedimento, de acordo com ele, fez com que a água ficasse represada no local até que a membrana não resistisse ao peso. O problema só foi detectado após o rompimento da cobertura.

"Não houve problema estrutural da cobertura, mas um erro nesse processo de verificação, que já foi identificado e está sendo reparado", contou o engenheiro. De acordo com ele, o estádio estará pronto na entrega à Fifa.

CARREGANDO :)

A 19 dias do início da Copa das Confederações, parte da cobertura da Arena Fonte Nova não resistiu à forte chuva que atinge Salvador desde a noite de domingo e cedeu na manhã desta segunda-feira (27). Não há registro de feridos.

A cobertura, feita de um tecido especial, não resistiu à pressão da água acumulada e se soltou da armação. Um buraco se abriu em um dos trechos do teto do estádio inaugurado no dia 5 de abril - em evento com a presença da presidente Dilma Rousseff e do governador da Bahia, Jaques Wagner.

Publicidade

Depois do acidente, funcionários do estádio utilizavam baldes para tentar escoar a água que se acumulou em diversos gomos da cobertura. A administração da Arena Fonte Nova ainda não se manifestou sobre o incidente.

O estádio será um dos palcos da Copa das Confederações, em junho, e da Copa do Mundo, no próximo ano. A estreia nas competições organizadas pela Fifa será no dia 20 de junho, na partida entre Nigéria e Uruguai. O estádio receberá mais dois jogos da Copa das Confederações. No Mundial, serão seis partidas.

Antes destes torneios, a Arena Fonte Nova recebe jogos do Vitória e do Bahia. O último foi o empate por 2 a 2 entre o Rubro-Negro baiano e o Internacional, sábado, pela primeira rodada do Brasileiro.