Robben (à dir.) espera encaminhar a vaga diante da Austrália| Foto: Armando Babani/ EFE

A seleção holandesa espera definir a sua presença nas oitavas de final da Copa hoje, às 13 horas, diante da Austrália, no Beira-Rio. Para isso, o treinador Louis van Gaal pensa em modificar o esquema tático. Nos treinos, Gaal testou marcar o adversário sob pressão com o objetivo de acuar a defesa australiana e resolver o jogo já no primeiro tempo.

CARREGANDO :)

Confira as escalações de Holanda e Austrália

Se implantada, a tática representa uma mudança expressiva em relação ao comportamento na goleada por 5 a 1 na Espanha na estreia do Mundial. Na ocasião, a Holanda jogou de forma defensiva, explorando os contra-ataques, onde conseguiu quatro dos seus gols.

Publicidade

Porém, o técnico holandês não quer que seus jogadores sejam afetados psicologicamente pela imponente goleada diante da atual campeão mundial. Ele pediu seriedade na partida contra a Austrália para carimbar a classificação.

"Temos de manter os pés no chão. Não podemos pensar no futuro, não será fácil", disse Van Gaal.

Caso os três pontos sejam conquistados e, consequentemente, a vaga para próxima fase do torneio esteja encaminhada, alguns jogadores podem ser poupados para o confronto com o Chile, na última rodada da fase de grupos. Os holandeses estão sem descanso desde o final da temporada europeia. Um dos craques do time, autor de dois gols contra a Espanha, o atacante Arjen Robben tem um histórico de contusões musculares. O outro artilheiro do time, Van Persie, chegou ao Brasil com lesão na virilha – é outro que dependendo das circunstâncias da rodada final seria poupado.

Do lado australiano, a ex­­pectativa é de uma equipe ofensiva. A seleção da Oceania precisa de uma vitória para continuar sonhando com a vaga. Até um empate, dependendo dos outros resultados, poderá eliminar a Austrália já nesta partida.

"Agora temos de ser mais fortes defensivamente, pois eles [Holanda] têm um ataque muito perigoso. Será um grande desafio para nós segurarmos o ataque deles", disse o técnico Ange Postecoglou. "É bom ter um ataque forte e uma defesa forte, o que mostramos contra o Chile. Queremos uma defesa forte e trabalhar bem no ataque", acrescentou.

Publicidade