O Comitê Executivo da Fifa aprovou ontem, em Budapeste, na Hungria, onde realiza o seu congresso, a realização da Copa das Confederações de 2013 em seis sedes no Brasil, mas manteve a indefinição sobre as cidades de Recife e Salvador para até novembro. O torneio está marcado para o período entre 15 e 30 de junho do próximo ano.
Assim, a Fifa anunciou que Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife e Salvador foram aprovadas como sedes do torneio, mas, em razão dos atrasos nas obras dos estádios, trabalha com a possibilidade de realizar a competição em quatro, cinco ou seis cidades.
"Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife e Salvador foram aprovados como cidades-sede. No entanto, várias tabelas, incluindo quatro, cinco e seis cidades foram elaborados para uma fácil adaptação à situação no devido tempo, o mais tardar em meados de novembro", anunciou a Fifa.
"Quatro estádios estão seguros. Será avaliado no futuro se irão a seis", disse Rafael Salgueiro, membro do comitê. "Foi um pedido do governo, e a Fifa aceitou", emendou.
Com a decisão, a Fifa decidiu aumentar o prazo que havia dado para que se chegue a uma definição sobre as sedes para o torneio, o que significa uma chance para que Recife e Salvador participem da competição, que serve como teste para a Copa do Mundo de 2014.
Inicialmente, a Fifa havia estabelecido o mês de junho como limite para que uma decisão fosse tomada sobre a Copa das Confederações. No final do ano passado, a entidade apresentou o calendário da Copa do Mundo e da Copa das Confederações e deixou a participação de Recife e Salvador indefinida. Agora, o impasse ganhou mais seis meses para ser resolvido.
O sorteio da Copa das Confederações ocorrerá em São Paulo, no dia 1.º de dezembro. É provável que o sorteio da Copa de 2014 seja na Costa do Sauipe, na Bahia, provavelmente em dezembro de 2013.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais