A inauguração do último dos seis estádios para a Copa das Confederações aconteceu na tarde desta segunda-feira (20), em São Lourenço da Mata, na região metropolitana do Recife. Assim como nas cinco sedes anteriores, o evento teve a presença da presidente Dilma Rousseff, que, inclusive, deu o pontapé inicial na Arena Pernambuco.
Ao lado do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, Dilma caminhou pelo gramado, deu o primeiro chute no centro do campo e marcou um gol simbólico. Ela ergueu a camisa do Náutico e as bandeiras do Santa Cruz e do Sport, os três principais clubes do estado.
Depois foi disputada a primeira partida da Arena Pernambuco: um amistoso entre os operários que trabalharam na construção do estádio. A capacidade de público foi reduzida, com acesso apenas para amigos e familiares dos funcionários, porém o jogo serviu como primeiro evento-teste do local.
O amistoso teve apenas um gol, marcado pelo encarregado de serviços gerais José Carlos de Santana Silva. Depois do jogo, ele foi cercado pela imprensa. "É muita emoção. Quase não tenho palavras para descrever", discursou.
O segundo evento-teste da Arena Pernambuco será nesta quarta-feira, um amistoso entre o Náutico - que passará a mandar seus jogos no estádio no segundo semestre - e o Sporting Lisboa, de Portugal. Depois será entregue para a administração da Fifa, que fará os preparativos para receber as três partidas programadas pela Copa das Confederações.
Erguida ao custo de R$ 532 milhões, sendo R$ 400 milhões de financiamento do BNDES, a Arena Pernambuco tem capacidade para 46 mil torcedores. Por causa do atraso nas obras, chegou a correr risco de ser excluída da Copa das Confederações - ficaria apenas para a Copa de 2014. Mas a construção foi acelerada e acabou no limite do prazo.
Receberá três jogos na Copa das Confederações, competição que será disputada de 15 a 30 de junho. Serão todos da primeira fase: Espanha x Uruguai, Itália x Japão e Uruguai x Taiti. Também será palco de mais cinco partidas na Copa do Mundo de 2014, sendo quatro da fase de grupos e uma das oitavas de final.
Antes da Arena Pernambuco, os outros cinco estádios do primeiro torneio da Fifa no país já tinham sido inaugurados: Castelão (Fortaleza), Fonte Nova (Salvador), Maracanã (Rio), Mineirão (Belo Horizonte) e Estádio Nacional (Brasília). As outras seis sedes da Copa do Mundo de 2014 têm até dezembro para entregar suas obras.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink