• Carregando...

Relatório preparado para a Fifa por Charles Botta, consultor da entidade para estádios, e pela empresa Arena, contratada pelo Comitê Organizador Local (COL) para supervisionar as obras, aponta um grande risco da Arena das Dunas, em Natal, não ficar pronta a tempo para a Copa do Mundo de 2014. A informação foi trazida nesta terça-feira (15) pelo jornal Folha de S. Paulo – que teve acesso ao documento de 83 páginas.

O estudo prevê a entrega do estádio apenas em março de 2014, três meses após o prazo estipulado pela Fifa (dezembro de 2013). Como o Mundial começa em junho, quase não haveria margem para problemas na construção.

Mesmo com o preocupante atraso – apenas 15% das obras concluídas –, os responsáveis pela Copa em Natal garantem que a Arena das Dunas será entregue no prazo pedido pela Fifa. "Ainda assim é um grande desafio técnico", afirma Botta no relatório, de acordo com a Folha de S. Paulo.

De acordo com uma escala contida no documento, o estádio do Rio Grande do Norte é o terceiro mais atrasado. O Beira-Rio (4%), em Porto Alegre, e a Arena da Baixada (12%), em Curitiba, estão abaixo. Porém, como aproveitarão a estrutura existente, ainda são considerados de risco baixo.

O único com risco alto é mesmo a Arena das Dunas. Arena Amazônia (Manaus), Arena Pantanal (Cuiabá), Maracanã (Rio de Janeiro), Estádio Nacional (Brasília) e Mineirão (Belo Horizonte) são classificados como risco médio. Itaquerão (São Paulo), Arena Fonte Nova (Salvador) e Castelão (Fortaleza) são os outros com risco baixo.

Um gráfico publicado pelo Blog do Juca Kfouri, no Portal Uol, também extraído do relatório de Botta, no entanto, mostra sinal amarelo e pede atenção para Beira-Rio e Arena, justamente porque as obras ainda não engrenaram.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]