A CBF confirmou uma mudança na tabela do Campeonato Brasileiro para que o Itaquerão receba mais um evento-teste para a Copa do Mundo. O jogo entre Corinthians e Cruzeiro será disputado no dia 29 de maio, uma quinta-feira, às 16 horas, no novo estádio - estava marcado anteriormente para o dia 28, às 22 horas, no Canindé.
"Devido à escala e atenção mundial proporcionada por um jogo de abertura da Copa do Mundo, haverá um outro evento-teste na Arena Corinthians no dia 29 de maio, às 16 horas. A partida entre Corinthians e Cruzeiro contará portanto com a operação e os serviços de alguns aspectos de um jogo de Copa do Mundo. Mais detalhes serão divulgados em data oportuna", anunciou o clube em seu site.
A mudança atende a um pedido feito pela Fifa e pelo Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo. Também provocou outra troca na tabela do Campeonato Brasileiro, com a partida Sport x Grêmio, marcada inicialmente para as 19h30 de 28 de maio, sendo realizada a partir das 22 horas do mesmo dia.
Um dos principais objetivos para a realização de mais um jogo no Itaquerão é testar as arquibancadas temporárias, que estão em fase final de construção. Os testes dessas instalações serão finalizados no dia 27.
O pedido por mais um jogo surgiu na segunda-feira, em reunião do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, com representantes do COL e do Corinthians, realizada no próprio Itaquerão. O dirigente chegou ao Brasil e foi direto para o estádio saber detalhes do evento-teste feito no domingo - jogo entre Corinthians e Figueirense, pelo Campeonato Brasileiro.
Valcke considerou o balanço positivo. Mas ficou incomodado com a empolgação dos organizadores. Por isso, decidiu "esfriar o clima" e deixou claro que ainda há muito por fazer para que o estádio possa receber satisfatoriamente o jogo entre Brasil e Croácia, abertura da Copa do Mundo, no dia 12 de junho.
"Um evento-teste não se compara em escala, necessidades e atenção global da abertura da Copa 2014", escreveu Valcke no Twitter. "A Arena de São Paulo ainda precisa de 100% de empenho de todos para garantir a estrutura necessária para a abertura, uma partida que atrairá 65 mil pessoas no estádio e 1 bilhão na TV."
Em junho, o estádio, que domingo teve público pagante de pouco mais de 36 mil pessoas, receberá torcedores estrangeiros, pelo menos quatro vezes mais jornalistas - no domingo foram 517 credenciados - e, principalmente, dezenas de chefes de Estado.
Ingressos
O Corinthians aguarda o laudo de aprovação do Corpo de Bombeiros para liberar a venda de ingressos para o jogo. De acordo com o gerente de operações do Itaquerão, Lucio Blanco, o estádio não deve receber 100% da capacidade. "Geralmente trabalhamos com a possibilidade de liberar número um pouco menor até pelo fato de o torcedor ainda não estar adaptado a sentar no local correto", disse. A expectativa é que o local receba aproximadamente 50 mil torcedores.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura