A localização precisa ser central, segura, e com acesso privilegiado por transporte público. O campo ter a medida exata (105 m x 68 m), bem como grama de qualidade especial, drenagem de última geração e rebaixamento para melhorar a visão do espectador. Por falar nele, os assentos tem de ser retráteis, com inclinação máxima de 34º e largura de 50 cm.
Para sediar a Copa do Mundo de 2014, todos os estádios brasileiros devem seguir essas e muitas outras exigências da Fifa. Todas as questões estão no livro "Estádios de Futebol: recomendações técnicas e requerimentos". Ao todo, são 419 páginas de normas.
"As regras fazem parte do jogo. Se você for construir um hospital, também tem de seguir certos requisitos", comenta o arquiteto Vicente de Castro Mello, que participou dos projetos das arenas de Brasília, Cuiabá e Rio de Janeiro.
"São itens que promovem maior investimento, nada que tenha criado grande dificuldade. Requisitos de tecnologia, basicamente", explica o coordenador da Unidade Gestora da Copa em Manaus, Miguel Capobiango. Ele conta que certas exigências não foram feitas na última Copa do Mundo, na África do Sul, e foram acrescentadas à medida do aumento da expectativa de público.
Na Arena da Amazônia, por exemplo, as regras foram decisivas para rebaixar o campo em 1,80 m. Isso possibilitou o aumento da curva de visibilidade da torcida.
Para conforto das seleções, a praça esportiva precisa ter vestiários de no mínimo 250 m², com 11 chuveiros, e 100 m² de área de aquecimento. A sala vip e a sala de imprensa requerem, respectivamente, 250 m² e 500 m². "Se você pensar que esses locais podem ser convertidos para outras funções depois, não é complicado", diz o gestor da Arena da Amazônia.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião